11 de dezembro de 2010

GRANDES ACROBATAS DA CAPOEIRA - RUDSON

Capoeirista que ficou muito famoso no final dos anos 90, com o Grupo Terra Samba. Nos shows, ao final da música Liberar Geral, que tinha um ritmo de capoeira, entrava o Rudson, mandando uma seqüência de saltos que deixava todo mundo louco. Quando o Terra Samba veio realizar um show aqui no Planeta Atlântida cheguei a me enfiar no meio da galera só para conseguir chegar na frente do palco e ver ele de perto, para ver se pegava algumas manhas! ;) Mas cheguei lá na frente e ele não apareceu. Aí fiquei p... da cara e voltei lá para trás... e daí ele apareceu! No fim nem vi ele entrar para fazer os saltos. Sorte dele! Acho que subia no palco e quebrava ele, tamanha a raiva que me encontrava por ter ido até lá e não ter visto nada!
Bom... além do Rudson ter escapado de levar essa surra, o cara é também o rei do Bacardí! Bacardí é como o pessoal por aqui chama o twist, partindo da estrela (estrela com mortal de frente). Não me perguntem o porque disso. Vai ver algum pinguço fez isso ao tropeçar ou algo assim... só sei que o Rudson brinca de fazer o tal Bacardí (será Bacardí Limão?). Com vocês, o filho do Mestre Dinho, do Grupo de Capoeira Topázio, Conta Mestre Rudson:

Aqui o cara já mostra porque está nessa lista de grandes acrobatas! Olha a velocidade e técnica do cara! Controle absoluto na seqüência de bacardís e nas demais acrobacias. Aquele macaco parando lá em cima também é muito bonito e uma das marcas registradas do Rudson. Acabei postando esse mesmo vídeo mais embaixo, com outros capoeiristas juntos. Mas como gostei desse e só aparece o Rudson, achei que seria um bom cartão de visitas! ;)

Esse vale só pela entrada. Mortal com pirueta sobrando muito! Essa chegada só com uma perna fica muito bonita e mostra controle do movimento.

Show de capoeira no Solar do Unhão, onde Mestre Dinho realiza apresentações há muito tempo. As apresentações, se não me engano, são diárias. Rudson e outros capoeiristas do Grupo Topázio fazendo "coisinhas"! Um esculacho!

Mais um show de capoeira, dessa vez em um evento do grupo. Legal perceber como cada grupo tem um estilo próprio, né? É só observar a criança que abre o clip. É como ver o Rudson quando criança. Claro, não são todos iguais, mas percebe-se algumas coisas em comum em todos eles. Todos os grupos tem isso. E nem é algo consciente. Meu primeiro grupo de capoeira, em Uruguaiana, por exemplo. Era um grupo pequeno, mas tinha isso. É a convivência. Acaba gerando um jeito, "um estilo"... Olhem o Kung-Fu! Em uma China gigantesca, como é que todos iriam praticar o Kung-Fu da mesma forma? Descobrem-se técnicas, aperfeiçoam-se golpes, os mais velhos são o espelho dos mais novos... e tudo isso leva a novos "padrões". Bahhh! Me perdi total agora! Chega de filosofar! Olhem o vídeo!

E essa é a música que o consagrou no grupo Terra Samba. Pena que não encontrei nenhum vídeo dele se apresentando com o grupo. Destaque para o final do vídeo, com o clássico ritmo de capoeira.

3 comentários:

  1. catatau12/15/2010

    Psico, eu tambem sou fã das acrobacias do Rudson. Tive a oportunidade de conhecer ele em 2003, o cara realmente é fera. O motivo que a galera chama de Bacardi e por causa de uma propaganda do Bacardi com um acrobata fazendo o salto rsrs.. Axé

    ResponderExcluir
  2. Ahhh bommmm! Pô Catatau! Tu não sabe o tamanho da dúvida que eu tinha em relação ao nome! Engraçado porque também já fiz isso com algumas acrobacias. Tem uma armada-martelo (ou parafuso) que um capoeirista da Abadá fazia de maneira muito peculiar. Aí sempre que íamos falar sobre o movimento dizíamos: a armada-martelo do Rafael Capoeira e blablabla... tanto falamos que ficou o nome da acrobacia (mas só para os mais chegados). Era normal escutar: faz aí um Rafael! Hehehehehe! Aliás, já falei sobre isso no blog, sobre Acrobacias com nome de gente.
    Grande abraço Catatau! Valeu o esclarecimento!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/02/2014

    https://www.youtube.com/watch?v=wMWje5e0ep0

    ResponderExcluir