9 de dezembro de 2010

COMO MELHORAR SUA PONTE (EM DUPLA)

Completando o post sobre alongamentos para melhorar a ponte, vos trago exercícios para se fazer em dupla!

Exercícios de alongamento em dupla são muito eficientes, mas nem sempre temos alguém disponível para ajudar-nos, não é? 

Então, caso você ainda não tenha uma vítima... ops! um amigo... convide logo!

  1 -   Nesse primeiro exercício, com a pessoa com os braços levantados, na posição que mostra a figura, empurrar os braços para frente, fazendo pequenas insistências (sempre cuidando com os limites do colega).

Após esse alongamento, pode-se também puxar os braços para dentro, como se quisesse cruzar os braços do colega.


  2 -   Aproveitando a posição do primeiro exercício, deitar novamente o colega e pedir para que ele estenda os braços para frente.
Preste atenção na figura para ver onde você deve pegar os braços do colega! Pegando pelos punhos o alongamento não será tão eficiente, pois o cotovelo pode acabar flexionando.
Puxando os braços do colega para cima e para trás, "sentar" nas costas do colega (apoiar, mas sem soltar todo o peso), novamente fazendo leves insistências.
Quanto mais alongada for a pessoa, mais para cima deve-se sentar, para o alongamento ser eficaz, conseguindo "abrir" mais o ombro de quem está sendo torturado... ou alongado, como preferir! Note como o exercício é tranqüilo!
A Mônica, cobaia nessa sessão de fotos, está até dormindo...



  3 -   Esse, na minha opinião, é o melhor dos exercícios para alongamento de ombros. 
Muito importante observar a posição das mãos e braços!
Com a pessoa a ser alongada com os braços para cima, passar os braços por dentro dos braços dela e apoiar as mãos atrás das escápulas (acompanhem as figuras para uma melhor compreensão).

Com a posição correta feita, empurrar as escápulas para frente, mantendo os braços do colega presos. 


Quem está sendo alongado deve afastar as pernas, para evitar escorregar para frente. Caso assim escorregar, apoie os pés em uma parede.




  4 -   De costas para o companheiro, segure-o pelos punhos e flexione um pouco as pernas, para que o teu quadril  fique abaixo do quadril do colega. Puxe o colega para a tua frente, fazendo com que ele tire os pés do chão. 

Quem está sendo alongado deve procurar relaxar, pois ficando tensionado só vai sentir dor. Se você for masoquista... pode até ser um bom negócio.

Quem está alongando o colega deve cuidar muito da postura, para evitar lesões.



  3 -   Simples e eficiente! 
Fazer a ponte, com sua dupla dando uma ajuda para puxar o ombro para frente. 
Nem tem muito o que explicar, né? Apenas observe onde pegar para auxiliar o colega.  

Outra observação! Quem faz a ponte tem duas possibilidades de apoio para as mãos:
  A   Apoiar as mãos no chão, como é tradicionalmente feito;
  B   Apoiar as mãos nos pés do colega que está auxiliando.



E era isso! Acabou-se o que era doce! 

Juro que pensei em postar apenas as fotos, por achá-las auto-explicativas. Mas, sabe como é, né? Sempre tem aquele que olha e diz: "NÃO ENTENDI... MUITO COMPLEXO!" E o pior é que não dá nem pra dizer: "Quer que eu desenhe?".

Gostaram? 
Percebi que o pessoal tem gostado das dicas de alongamento. 

Então fica a pergunta: O que mais você gostaria de ver aqui no blog? Quanto mais específico você for, melhor!

Grande abraço, fiquem com Deus!!



9 comentários:

  1. Obrigado pela contribuição deste belíssimo tutorial para este rapaz que vos escreve e que está na 3ª fervura!!! hahahahaha
    Valeu e Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Psico! Para eu que sou duro na ponte esta muito bem elaborado e auto-explicativo, noto que seus posts estão ficando cada vez mais "profissionais" rs.
    Abraço e Axé!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10/23/2011

    Eu queria saber, tiver uma lesão na virilha e queria saber como alongar, e parar de doer.

    ResponderExcluir
  4. Oi amigo, tudo bom?
    Bom... aí vai depender da lesão que tu teve, em que grau ela foi, quanto tempo faz que isso ocorreu...
    Antes de qualquer coisa, deve procurar um médico! ;)
    Ele vai te orientar melhor como cuidar da lesão. Lembrando sempre que um bom aquecimento e alongamento ajudam a prevenir muitas lesões!

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/15/2012

    Oi!

    Estou gostando muito das suas explicações, estou na luta pra conseguir fazer uma excelente ponte... Meu problema esta sendo dois: Falta de força no braço e por mais que eu tente... não consigo corrigir a posição do meu quadril (ou seja, não consigo levanta-lo, a ponte fica reta)... Vi em um post que tu deu a dica de carrinho de mão para fortalecer os braços, ok... estou treinando isso... E para ajudar a alinhar o quadril? Ajuuuuuda eu? rss

    Valeu mesmo pelas dicas, tem me ajudado bastante!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. OI Anônimo, tudo bom?

    Isso aí! Uma boa ponte vai lhe ajudar em muitas acrobacias!
    O carrinho-de-mão até ajuda... mas tem outros exercícios que vão lhe ajudar bem mais.

    Consegue fazer flexões? É um ótimo exercício! ;)

    O que seria alinhar o quadril? Se for o que eu estou pensando... abdominais podem lhe ajudar bastante.

    Qualquer dúvida é só dizer, ok?

    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo voltando... rss

    Quando digo alinhas o quadril é deixar as pernas retas até o quadril... e baixar o restante... eis o meu objetivo:

    http://static.ddmcdn.com/gif/double-jointed-1.jpg

    Sei que não conseguirei fazer isso em um mês... Por isso estou fazendo todos os exercícios de flexibilidade e força nos bracitos.

    Deu pra entender? rss

    Sobre as abdominais, não fortalecem apenas a musculatura da frente? (tbm estou fazendo rss)... Mas meu objetivo é manter as pernas retas e virar o restando do corpo pra traz.

    Quanto aos exercícios para fortalecer o braço, valeu pela dica... Estou fazendo flexões todos os dias... Tenho certeza que chegarei ao meu objetivo.

    Desculpe por escrever a biblia aqui rss Mas me empolgo.

    Mais uma vez obrigado pelas dicas e paciência rss

    Abraços,

    ResponderExcluir
  8. Ah sei que as gurias ai são do Cirque du Soleil e logo SÃO FODAS e treinam desde de pequenas... Mas quero chegar a este nível.

    (EU ACREDITO!)

    Abraços novamente!

    ResponderExcluir
  9. Oi Digo!
    Agora entendi... achei que estava falando outra coisa quando falou em alinhar o quadril.

    Só não sei como te ajudar se não sei como é a tua ponte... Mas vai treinando! ;)

    Sim, abdominais são só "para a parte da frente", para o abdômen.

    Você tem algum objetivo específico com a ponte? Faz alguma atividade acrobática?

    Abração!

    ResponderExcluir