5 de dezembro de 2010

COMO MELHORAR SUA PONTE (SOZINHO)

Bom... depois de falarmos sobre como melhorar sua abertura de pernas com um melhor alongamento (ou pelo menos para variar o exercício) é hora de falarmos sobre a ponte!
Em primeiro lugar, vamos matar um mito, que é a história de confundir ponte com flexibilidade "de coluna". Lógico que ter uma flexibilidade "de coluna" ajuda, mas na ponte, muito mais importante do que isso é a flexibilidade dos ombros!
Uma ponte, para ser considerada boa (satisfatória) deve ter, na mesma linha, mãos e ombros. Se o ombro passar dessa linha ÓTIMO! Se não passar... arranca fora e compra um novo!

Brincadeira... não se mutilem, por favor! Se você não tiver, iremos buscar esse alongamento!
Os exercícios a seguir são os que utilizo no meu treinamento pessoal. São poucos, porém muito eficazes.

Rotações para frente, para trás e um para cara lado:

Aquecimento antes do alongamento é muito bom. Principalmente no inverno...
Uso as rotações para isso. Aquecer o corpo para só então entrar no alongamento mesmo. E girar um braço para frente e o outro para trás, simultaneamente, já é um teste de coordenação. Muita gente não consegue... também não corte os pulsos se esse for o seu caso... mas treine!!! rsrsrs
- Rotação para frente
- Rotação para trás
- Rotação com os dois braços simultâneamente
- Rotação com um braço girando para frente e o outro para trás (simultâneamente)

 Alongando o ombro no chão ou na parede

Normalmente começo com esse, que é mais leve.
Deitado de bruços, estender o braço pra o lado e rolar para cima do braço. A outra mão pode ajudar a empurrar o corpo como pode ficar solta, no ar. O importante é sentir o ombro alongando (sempre cuidando os seus limites).



Após alongar retornar para a posição inicial e flexionar o cotovelo em um ângulo de 90º e novamente rolar para cima do braço. Essa variação é excelente, pois alonga uma porção diferente do ombro. Pode-se fazer também esse mesmo exercício flexionando o braço em um ângulo de 90º em direção oposta, com a mão ficando para baixo e com a palma da mão virada para cima.






 Mãos no chão, quadril para frente

Exercício muito simples, mas muito bom! O melhor desse exercício é que você controla a intensidade muito facilmente. O ruim é que, quando você força demais, acaba sentindo um pouco o cotovelo, pela extensão do mesmo. Então, quando sentir aquele desconforto do alongamento é o ponto onde deve permanecer. Em todo alongamento, o ideal é a gente ir descobrindo o limite e ir superando ele aos poucos. A respiração é sempre muito importante. Procure relaxar em cada expiração, pensando em deixar a musculatura bem solta. Você vai ver que sempre que fizer isso vai poder ir um pouco além no exercício.

Sente-se no chão e estenda os braços para trás, com as palmas das mãos viradas para baixo. A idéia é encostar as costas no chão e, para isso, será necessário estender os braços para trás, cada vez mais. Seguindo a orientação de respeitar o próprio limite, cada dia que realizar esse alongamento, você irá perceber que consegue descer um pouco mais.


***********

Esses  dois exercícios que vou apresentar agora eu já utilizei, mas hoje em dia não uso mais. Não por não ser eficiente, mas como estou com uma boa ponte, prefiro fazer somente esses outros.

O embalo na ponte é bom inclusive para se ter controle, quando combinado com a descida na ponte partindo da posição em pé! ;)


As três pontes:
Esse é ótimo! Aqueles dias em que bate aquela preguiça... você começa com a primeira posição, segurando os tornozelos e elevando o quadril o mais alto possível.



Na segunda posição, você apóia pés e mãos no chão, novamente elevando o quadril o mais alto possível. No mínimo deixar o quadril na linha do joelho. Se conseguir ultrapassar, melhor! ;)
Nessa posição, de preferência, deixar a cabeça solta, sem olhar para a barriga.


Não tente olhar para cima, ou para a barriga... deixe a cabeça solta, procurando olhar para as mãos.
A terceira posição é a ponte mesmo.


Embalo na ponte:

Não postei foto para esse exercício, pois é muito simples. Partindo da posição da ponte, procurar realizar pequenos embalos para o ombro ir mais para frente. Ficar nesse vai e vem algumas vezes e descer.

Uma variação mais difícil é partir da posição em pé para começar esse movimento, descer para a ponte e empurrar o ombro para frente. Assim que chegar no ponto máximo, fazer o embalo em direção contrária e novamente subir para a posição inicial (em pé).


Observações importantes!
Um dos erros mais comuns é fazer a ponte e ficar olhando pro teto.
ERRADO!
O ideal é ficar sempre olhando para as mãos. Dessa forma se consegue um alongamento muito mais eficaz.

Braços estendidos, SEMPRE!
Lógico que algumas pessoas não conseguem estender os braços, por falta de flexibilidade mesmo. Aí tudo bem, já que não tem jeito (de início)... mas quanto mais estendido o braço, melhor! Então, na medida que for melhorando a ponte, procurar estender mais os braços! ;)

Para finalizar... as posições da ponte e seus erros e acerto

Ponte ruim, com o ombro atrás da linha da mão


Ponte boa, com ombros na linha das mãos

Ponte excelente, com os ombros passando da linha das mãos


Espero que tenham gostado das dicas.
Grande abraço, fiquem com Deus!!

26 comentários:

  1. el hazzar12/05/2010

    Muito bom esse post!
    Texto claro, as fotos são auto-explicativas e as dicas são ótimas.

    Já fazia alguns desses alongamentos, mas com alguma variação.
    Legal saber que estou no caminho certo n_n quero fazer a ponte começando em pé... *__*

    Valeu, Psico, continua assim.
    Bjão!!

    ResponderExcluir
  2. Thiêgo12/05/2010

    Gostei demais desse post, muito bem explicado, estava precisando mesmo melhorar minha ponte e tenho certeza que esses alongamentos vão me ajudar bastante!
    Obrigado Psico!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Que legal ver que o pessoal gostou dos exercícios. Acho que vão gostar do post de quinta também, já que é uma continuidade deste. Vi que cada pessoa, com sua bagagem de exercícios (natação, ginástica laboral, yoga) se identificou com o texto, pois alongamento e flexibilidade são importantes em todas modalidades, né?
    Valeu galera! O blog é feito por vocês e para vocês! Obrigado pelas opiniões e sugestões!
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/06/2011

    adorei as dicas do blog, já está nos meus favoritos! Gostaria de dicas de pedagógicos para as crianças, como iniciar os pequenos em algumas acrobacias de forma segura!!! Valeu, axé!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/27/2011

    Olá, meu nome é Rodrigo, sou de Blumenau e treino capoeira há uns 3 anos, tenho uma pergunta: na ponte não é importante as pernas ficarem retas (o máximo que der, se não totalmente)?
    Vejo que em alguns exercícios (au de coluna, au helicóptero, meia lua de coluna) os caras que acertam lá na academia esses movimentos sempre terminam com a perna reta (quase reta), e a ponte dos caras feras (tipo você) que eu vejo no youtube sempre tem as pernas quase totalmente retas, mas eu não consigo muito.
    Por gentileza, se possível, favor responder para michalovski@yahoo.com
    Tirei até foto da minha ponte, rsrs, queria que você olhasse como está, te encaminho anexa na resposta no e-mail.
    Desculpe minha "exigência", sei que você é um cara bastante ocupado, mas realmente ajudaria muito sua resposta!

    Obrigado!

    Um abraço.

    Axé.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10/27/2011

    Vendo a ultima foto percebi que psico nao é desse planeta.

    Papaléguas

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo anônimo 1:
    Para iniciar crianças em acrobacias tem muitas atividades! Alguns exercícios que faço com meus alunos da educação infantil, por exemplo:

    Bananeira na parede:
    De costas para a parede, apoiar as mãos no chão e apoiar os pés na parede.

    Bananeira na parede II:
    Quando já estão com 5-6 anos fazem essa: de frente para a parede, apoiar a cabeça no chão (se tiver um colchonete ou tapete de EVA melhor) e lançar as pernas em direção à parede. No início eu ajudo eles e aos poucos ele vão tentando fazer sozinhos.

    Cambalhotas (rolos)

    Carrinho-de-mão (para auxiliar na força de braços)

    Enfim, tem muita coisa para explorar.
    Muito importante pesquisar e conversar com pessoas que trabalham com crianças também! ;)
    Um site que eu recomendo para quem trabalha com capoeira na educação infantil:

    www.brincadeiradeangola.com.br

    Ótimo site com muito material e idéias!

    Espero ter ajudado!
    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rodrigo, tudo bom?
    Desculpe a demora da resposta.
    O mais importante é você projetar o peito e ombros para frente. As pernas estendidas são detalhe. Passa uma postura mais limpa. Ela também pode ajudar você a empurrar o corpo, levando peito e ombros para frente.
    Obrigado pelos elogios! :)
    Espero ter ajudado!
    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Pedro Simoes1/25/2012

    fala Psico tudo blza??

    muito bom o seu site cara tem bastante informação boa!

    gostaria de saber se o alomgamento do ombros ajuda em parada de mao e em flic correndo, pq eu n consigo "encaixar" o ombro como falam, se eu tendo forçar os meus braços pra cima a minha coluna começa a curvar e me falaram q isso eh falta de alongamento, ou seja, ajuda bastante nesses exercicios que eu citei??

    abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi Pedro, tudo bom?
    Ajuda sim! Um bom alongamento de ombros ajuda a encaixar melhor a parada de mãos e facilita manter o braço estendido no flic.
    Bora alongar para melhorar esses movimentos! Hehehe!
    Abração!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo2/06/2012

    oi, eu não consigo fazer a ponte, meus ombros e cabeça não levantam. e preciso mto aprender pra poder continuar na dança. me de dicar por favor

    ResponderExcluir
  12. Oi amigo Anônimo, tudo bom?
    Os exercícios apresentados acima são justamente para isso. Tens que praticá-los todos os dias (ou pelo menos com certa frequência, tipo 3x na semana) para poder melhorar sua ponte.

    Abração!

    ResponderExcluir
  13. Vilson_n4/14/2012

    Dale Psico, sou novo aqui e ainda naum tinha lido este tutorial!
    Cara, show de bola! Eu acho q minha ponte é errada, tenho a impressão q eu faço ela sem os ombros ficarem alinhados, vai ver q é por causa disso q meu flick sai horrível!
    Bom, amanhã treinarei tentando alinhar os ombros tbm!
    Estas dicas estaum sendo valiosas!
    Obrigado mermo manu!
    Abração e fiq com Deus!

    ResponderExcluir
  14. Oi Vilson!
    Que legal que as dicas estão te ajudando!
    Treinou a ponte como havia dito?
    Qual foi o resultado?

    Abração!
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  15. e aí psicO, quando vou fazer a ponte as vezes doi um pouco minha regiao lombar e eu n consigo esticar muito os meu braços. o q poderia ser?

    ResponderExcluir
  16. Oi Fernandes, tudo bom?
    Sentir uma dor assim por tanto tempo não é normal não...
    Procure um médico.

    Abração!

    ResponderExcluir
  17. Oi Luis! POde ser falta de alongamento e de força.

    Abração!

    ResponderExcluir
  18. Ops! Luiz, com z!
    Hehehe!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo11/24/2012

    oii eu so consigo fazer a ponte com a maos quase encostando nos pes , ta certo desse jeito??

    ResponderExcluir
  20. Anônimo4/15/2013

    otimo etou quase,quase coseguindo a mais nao perdo a espernça

    ResponderExcluir
  21. Por qto tempo eu devo sustentar a ponte pra me considerar "bom" nisso? Ou então qual o tempo indicado pra sustenta-la?

    ResponderExcluir
  22. Opa Psico, boa noite, blz?

    Então, tenho 19 anos e fiz ginástica de solo durante 3 anos, mas parei faz algum tempo. Já tive a ponte boa enquanto treinava, mas como parei há algum tempo, sinto que estou enferrujando hahaha.
    Mas minha dúvida é, sempre que faço ponte (ou para de mão), dependendo do tempo de treino e a quantidade de vezes que realizo os exercícios , sinto uma dor de cabeça bem desconfortável... isso desde o tempo em que treinava.

    Isso é normal? As vezes penso que meu treino não rende muito porque tenho que parar algumas vezes e permanecer de cabeça baixa até me recuperar.

    Valeu pelas postagem, são muito boas!!

    Abraço man, flw!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo5/02/2013

    boa noite psico. como agente perde a timidez na roda de capoeira

    ResponderExcluir
  24. Anônimo5/08/2013

    minha duvida é se posso abrir espacato no mesmo tempo da ponte.obrigada

    ResponderExcluir
  25. gabrielli lourenço8/06/2013

    faço ginastica ritmica e ballet e esses alongamentos me ajudou muito valeu!!

    ResponderExcluir
  26. Oi Psico,treino minha ponte e não consigo fazer o movimento para levantar poderia me dar uma dica
    Por Favor

    ResponderExcluir