11 de novembro de 2010

5 EXERCÍCIOS PARA MELHORAR SUA ABERTURA DE PERNAS


Quando escrevi 5 dicas para melhorar o alongamento não havia percebido algo. Que talvez fosse interessante mostrar também alguns exercícios para fazer também. Pensando nisso resolvi abordar uma das maiores dificuldades no assunto. A abertura de pernas, também conhecido por espacato, espacate ou escala.

Esquecendo da vida - O primeiro tipo de exercício é o mais tradicional... é o abre o máximo e esquece da vida! Hehehehe!! É legal estar sempre usando tênis ou estar descalço (melhor), em um piso não muito escorregadio, para evitar o risco de acabar abrindo além do limite por causa de um escorregão. Outro detalhe muito importante é não começar já no limite, fazer apenas um pouco e logo em seguida sair da posição. Para melhorar a flexibilidade o ideal é ficar por um bom tempo na mesma posição, sempre descendo um pouco mais quando sentir necessidade e que o corpo permita! Pode-se também abrir a perna até onde der (indo devagar e começar a contar quando já estiver aberto ao máximo as pernas), segurar uns 30 segundos (no mínimo dos mínimos - o ideal é de 1 a 5 min.), relaxar a musculatura e repetir forçando um pouco mais a abertura. 

Parede - Esse exercício também é um grande conhecido de quem costuma trabalhar abertura de pernas. E esse é daqueles que se alonga enquanto se assiste televisão ou se lê um livro. É deitar de barriga para cima, encostar a bunda na parede com as pernas pra cima, encaixar o quadril e ir abrindo lateralmente as pernas. Quando começar a sentir um ligeiro desconforto você pára, e permanece o tempo que conseguir (sem que o desconforto o incomode tanto, só deve ficar num leve desconforto sempre). Force um pouquinho mais, sempre que o corpo já estiver relaxado e descontraído naquela altura. Ao terminar feche as pernas devagar. Relaxe. Repita quantas vezes achar que deve ou tiver a chance. Escutar sempre seu corpo. Isso é o mais importante.

Para o alto e avante! - Um outro método requer a ajuda de um amigo (se possível, um amigo de confiança, que é pra não te arrebentar... hehehehe). Encoste as costas na parede e peça para ele segurar uma de suas pernas e ir levantando, forçando a abertura. Isso tanto na abertura frontal quanto na lateral. Ao chegar no máximo, mantenha por uns 30 segundos (novamente: é o mínimo mesmo! Se puder permanecer mais tempo melhor). É importante que você mantenha seu corpo o mais reto possível, encostado na parede, e não dobre o joelho da perna que estiver no chão, para um melhor aproveitamento do exercício.

Scientific Stretching for Sports (3S) -  O corpo tem um mecanismo de proteção para prevenir a ocorrência de lesão. Existe um tipo de sensor no músculo que informa o cérebro de que aquele músculo está sendo alongado demais ou está contraindo demais, e como resposta, o cérebro dá a ordem para contrair ou relaxar aquele músculo a fim de protegê-lo. É por isso que enquanto você alonga e chega próximo ao seu limite, uma das reações que acontece é a contração muscular involuntária e reflexa do músculo alongado (é aquele momento em que "trava"). Nós vamos utilizar o mecanismo fisiológico contrário para obter melhores resultados no alongamento. Funciona da seguinte forma:

1º- alongar o músculo até o limite de amplitude

2º- Contrair o músculo numa contração isométrica por oito segundos

3º- alongar o músculo um pouco a mais do limite durante o relaxamento do músculo

Esse é um dos melhores métodos para ganho de flexibilidade.


Negativo Esse exercício é mais indicado para quem já tem abertura total, mas pode ser feito também por quem está próximo disso. Apoiar um dos pés no chão e deixar o outro em um ponto um pouco mais alto (não precisa ser muito). Por ficar um dos apoios em um ponto mais alto pode-se trabalhar além da abertura total. Para isso é preciso conseguir relaxar a musculatura, procurando deixar a mente vazia, esquecendo o desconforto e a dor. Isso é o que chamamos de abertura negativa. 




Gostou das dicas, quer saber um pouco mais sobre o assunto?
Abaixo tem alguns links onde fiz grande parte da pesquisa para ver qual seria a melhor forma de explicar cada um dos movimentos. Já realizei todos os exercícios acima citados e posso lhe garantir que são todos excelentes para o trabalho de espacates. Se der depois eu posto fotos ou vídeo para facilitar a compreensão dos exercícios! ;)

LEMBRANDO: Não há milagre e nem receita de bolo do tipo: faça 5 minutos todos os dias e tenha seu espacato em 1 mês. Cada pessoa é única. Cada um tem o seu tempo e não há como saber quanto tempo você irá demorar para chegar ao resultado que você almeja.
A única coisa que eu posso garantir é: quem treina com regularidade e de maneira correta melhora sua flexibilidade. Há no blog diversas postagens sobre flexibilidade. Procure, pesquise! Assim vocês vão colher mais informações e exercícios para melhorar sua flexibilidade.

Por último: não há jeito mais rápido, fácil ou sem dor. O único jeito é, por incrível que pareça, treinando! Tenham paciência e perseverança para colher os frutos do treino.

Grande abraço, fiquem com Deus!



239 comentários:

  1. Leiam o livro Ciência da Flexibilidade do Michel J. Alter, esse livro ajuda a saber toda a teoria por trás da flexibilidade...

    ResponderExcluir
  2. Valeu a dica Papagaio! :)

    ResponderExcluir
  3. ótimas as dicas vou treinar muito...

    ResponderExcluir
  4. Pessoal da dança normalmente é bem alongado. Se gostou das dicas aqui do blog fico feliz! É um elogio e tanto! :)
    Qualquer dúvida é só deixar aqui ou mandar por e-mail que eu respondo! ;)

    ResponderExcluir
  5. Tudo o que eu preciso para uma ótima flexibilidade está aqui...

    ResponderExcluir
  6. comecei a treinar no inicio desse mês(junho).
    Quando tempo eu vou levar para conseguir abrir as pernas totalmente?

    ResponderExcluir
  7. Isso vai depender de muitos fatores. Da tua genética, de quanto você já tem de abertura, do quanto você treina por semana... coisas assim!
    Mas... o maior segredo é persistir!
    Assim, fica difícil não conseguir. Uma hora você consegue! Basta treinar e acreditar!
    Espero ter ajudado! ;)
    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7/21/2011

    eu faço ginastica olimpica so que antes de começar a fazer eu ja tinha espacate.
    Como? eu ando demais aii um dia na escola pediram pra mim descer no espacate aii eu disse que não sabia fazer mais eu fiz ai desci até o chão. fikeii besta quano vi minha virilha encostar no chão sem ao menos sentir dor foi engraçado.

    quem kiser ver minhas fotos add e-mail e passarei meu orkut.
    psico se queiser e só add.

    menino.trakinas2010@gmail.com.br

    xau gentii!!

    ResponderExcluir
  9. Adriano8/05/2011

    É norrmal sentir um pouco de pressão nos jooelhos ao forcar a abertura frontal de pernas ? LEmbrando que ja tenho abertura lateral paraa os dois lados zerada, sendo que a minha frontal é horrivel.

    ResponderExcluir
  10. O Menino Trakinas é tipo ninja ao natural! Hehehehe!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Adriano!
    Não. Não é normal não sentir pressão nos joelhos.
    Não tenho como saber exatamente o que está fazendo, mas acredito que deva estar fazendo um erro bem comum até.
    Ao forçar a abertura frontal deve estar com os joelhos apontando para cima e não para frente. Para isso, procure apoiar somente o calcanhar no solo. Se você deixa o joelho apontado para frente, acaba forçado o joelho para dentro, causando um desconforto que não vai ajudar em nada tua abertura e ainda pode lhe causar uma lesão mais séria no joelho.

    Espero ter ajudado! ;)

    ResponderExcluir
  12. Anônimo10/26/2011

    Ei PSICO. eu sou goleiro de handebol e o meu técnico quer por que quer que eu consiga essa abertura total. se eu seguir suas dicas, será que vou ter um resultado positivo?

    ResponderExcluir
  13. Olá caro amigo Anônimo!
    Tudo bom?
    Muito legal saber de onde vem o pessoal que visita o blog.
    Acho que é a primeira vez que alguém se identifica sendo do handebol. Muito legal! :)
    Quanto à sua dúvida, depende de que tipo de resultado você espera e do grau da sua flexibilidade.
    Mas uma coisa é certa! Não espere milagres aqui!
    As dicas são para você melhorar o seu treino e não algo do tipo: faça espacato em uma semana! ;)
    Tendo consciência disso, pode levar fé que os exercícios vão te ajudar bastante!
    Abração!
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo10/27/2011

    todos é legal né ??

    ResponderExcluir
  15. jadechristinne@hotmail.comOla me chamo paulo e tenho 20 anos vou comessar a fazer jass e sei q e muito importante saber fazer abertura total, sera q cosigo?..se alguem puder me ajudar me add pa_sampa@hotmail.com.. obrigado mesmo..

    ResponderExcluir
  16. Oi Paulo!
    Só tem um jeito de sabe, né?
    Tentando! Hehehe!
    Vai treinando que tenho certeza que você vai sentir o resultado! ;)

    Abração!

    ResponderExcluir
  17. Vou começar minhas aulas de jass sabado e estou muito aprencivo pq assisti uma aula hoje e tem pessoas q dançam D+, mais vou entrar com tudo pois sei q posso contar com esse blog maravilhoso e istrutivo.. abraço.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo12/01/2011

    oii psico otimo post em
    só tenho uma dúvida pq será que tenho dificuldade em execultar a armada de costas principalmente com a perna esquerda será que é por causa da abertura??

    ou tem algum metodo para pratica-la mais facilmente??

    bjuss

    ResponderExcluir
  19. osvaldtkd12/08/2011

    e aí cara ,beleza?treino taekwondo desde pequeno(7 anos),hoje dou aulas,mais minha abertura lateral ,que voltei a forçar pois perdi,dói na parte lateral do joelho e não na região próxima a virilha o que fço?no tkd a exigência é muito grande e não quero ficar de fora de competições de grande importancia .me ajude

    ResponderExcluir
  20. Obrigado Paulo Henrique!
    Sucesso nas aulas! E pode contar sempre com a gente! ;)
    Abração!

    ResponderExcluir
  21. Oi Osvald, tudo bom?
    Procure realizar a abertura apoiando apenas os calcanhares no chão, com o joelho apontando para cima. Dessa forma vai diminuir a dor no joelho e o alongamento vai surtir mais efeito! ;)

    Aconselho a dar uma olhadinha nos posts de cada alongamento. Em cada um tem muitas dúvidas parecidas com a sua nos comentários.

    Espero ter ajudado.
    Abração!
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo12/20/2011

    quando homem faz abertura deve doer muito ne

    ResponderExcluir
  23. Ai, que dlç, vou praticar isso todos os dias e vou conseguir em 2012 \õ/ hehehe

    ResponderExcluir
  24. O homem pode ter mais dificuldade para treinar abertura, mas não é impossível. Questão de treino e dedicação!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. Isso aí Júnior!
    Vai treinando que você chega lá!
    Abração!

    ResponderExcluir
  26. osvaldtkd1/20/2012

    muito obrigado pelas dicas amigão!
    hoje aos 36 anos estou tendo dificuldades para recuperar esta abertura lateral 180º.num dia a perna cede,no outro parece que não vai mais descer.O osso dói muito,parece que trava tudo! é normal?mais continuo treinando!È verdade que quanto mais se treina por dia,os resultados seram abreviados?À outra duvida:O que eu faço com essa dor no osso da coxa,não permitindo a perna descer?

    ResponderExcluir
  27. Oi Osvald, tudo bom?
    Olha só... não sou médico, logo não tenho que dizer se a dor que sente é normal. Massss... já senti algo parecido. Ia fazer a abertura lateral e tinha uma hora que parecia que travava. E doía muito. Parecia que precisava dar um estralo, mas tinha medo de forçar e acabar me machucando. Aí um dia forcei um pouco mais e deu um estralo muito forte no quadril. Doeu um pouco na hora, mas ao mesmo tempo deu um alívio. Depois de ter estralado a perna desceu bem mais. Hoje em dia estralo o quadril quase sempre que vou fazer a abertura.
    Mas não posso te dizer: "Faz assim", pois posso estar errado e acabar te machucando.
    Cada corpo é um corpo.
    Quanto ao volume de treino, estás certo! Treinar abertura sempre vai otimizar o resultado. Faz umas 2 ou 3x por dia, que estará ótimo! Fazendo 1 vez, todos os dias já vai lhe trazer um ótimo resultado.
    Mas continuo dizendo: cada corpo é um corpo. Respeite (um pouco) os limites do seu e bons treinos! ;)

    ResponderExcluir
  28. BOM EU FAÇO HAP KI DO E MUAI THAY, E QUERO UMA ABERTURA MAIOR, QUERO SABER SE É NORMAL, DORES FORTES NO MEIO DA PERNA QUANDO SE ALONGA, VC INDICA ALGUN ALONGAMENTO ANTES DE COMEÇAR FASER ESSES 5 ? OU COMEÇA LOGO NELES ?

    ABRÇ

    ResponderExcluir
  29. oi eu quero saber eu tenho 20anos sera se aindo consigo ter abertura ou queando chega no 15 a pessoa não tem mais flesibilidade

    ResponderExcluir
  30. oi eu quero saber eu tenho 20 anos sera que consigo ter abertura ou quando chega nos 15 anos a pessoa não tem mais flesibilidade

    ResponderExcluir
  31. Pode sim! Comecei a treinar abertura com 16 anos (quase 17 na verdade), quando entrei na capoeira.
    É só treinar!
    Mas requer dedicação e esforço, além de paciência!
    Abração!

    ResponderExcluir
  32. Anônimo3/05/2012

    Psico eu faço ginastica olimpica e circo e tenho abertura zero frontal tava treinando negativa e depois disso fiquei com uma dor no osso da bunda ja faz 1 semana e continua essa dor e normal?

    ResponderExcluir
  33. Oi amigo Anônimo!
    Não... isso não é normal. Aconselho você a procurar um médico. Você pode ter forçado demais a abertura e pode ter gerado uma pequena lesão.
    Pode não ser nada também, mas cuidado nunca é demais!

    Boa recuperação e bons treinos.
    Abração!

    ResponderExcluir
  34. Anônimo3/22/2012

    Psico,quando vou fazer a abertura "esquecendo da vida" eu sinto como se fosse nascer um bebê dos músculos da minha perna,pq dói muito e é como se puxasse os músculos...isso é normal?

    ResponderExcluir
  35. Anônimo3/23/2012

    Psico,como a genética influencia na flexibilidade?
    Qual é o melhor alongamento para bailarina?

    ResponderExcluir
  36. Anônimo3/26/2012

    obrigada eu sei se vc escreveu e pra ajuda 8========>

    ResponderExcluir
  37. Olá caro Anônimo!
    Tudo bom?

    Talvez esteja exagerando na intensidade do exercício. Procure permanecer numa posição que sinta o desconforto da musculatura alongando, mas não algo como estivesse rasgando o músculo, ok? ;)

    Bons treinos!
    Abração!

    ResponderExcluir
  38. Olá Anônimo 2! Hehehe!
    Não entendi muito bem a pergunta, mas vou responder como entendi. Se estiver equivocado é só perguntar de novo, certo?
    A genética influencia sim o alongamento. Como? Se seus pais tem facilidade para o alongamento talvez você também tenha! Simples assim. Mas uma pessoa "dura" também pode conseguir uma boa abertura.

    O melhor alongamento para bailarina? Depende... Para qual postura/posição ou movimento?

    ResponderExcluir
  39. Anônimo3/29/2012

    Olá, boa tarde!!
    Gostaria de saber mais a nível de alimentação, ou seja, que alimentos (pode ser a nível de nutrientes/suplementação à base de...) ajudam à flexibilidade das pernas e que alimentos "desfavorecem" essa mesma flexibilidade.
    Não consegui abrir os Links que postou, por isso não sei se algum deles falava do assunto....
    Obrigada!!
    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  40. em pisco e normal tipo no treinamento eu conseguigo fazer abertura total mais depois de um tempo apos o treino não consego nem abrir a perna direito so depois de um acecimento muito bom pra volta e normal isso

    ResponderExcluir
  41. Anônimo3/31/2012

    Psico eu queria um [alongamento] para a bailarina,conseguir escalar de frente e de lado :D

    ResponderExcluir
  42. Anônimo3/31/2012

    qual a diferença do espacate feito no balé com o feito na ginásticas olímpica?

    ResponderExcluir
  43. Oi Tô! Tudo bom?

    Infelizmente não sei de nenhum alimento de ajude ou prejudique a flexibilidade... por enquanto só o bom e velho alongamento! Hehehehe!

    Mas se souber de algo te aviso! ;)
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  44. Oi Chora Menino, tudo bom?
    Não sei lhe dizer. É muito vago o que me diz... Após alongar por um bom tempo é normal sentir um pouco a perna. Mas logo em seguida volta ao normal.

    Espero ter ajudado.
    Abração!

    ResponderExcluir
  45. Olá Bailarina Anônima!
    Tudo bom?

    O que seria a escalar de frente e de lado?

    Quanto a diferença dos espacatos da ginástica olímpica e do ballet eu não sei te dizer a diferença, mas dizem que tem. Que o espacato do ballet seria com o quadril mais aberto.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  46. Anônimo4/03/2012

    Tudo ótima Psico..escalar é a mesma coisa que espacato,aí eu queria um alongamento mesmo que simples pra fazer antes da aula,o balé exige muita força e flexibilidade e suas dicas tem me ajudado,agradeço desde já.Abraço *-*

    ResponderExcluir
  47. Oi Bailarina!
    Além dos posts com alguns exercícios específicos para abertura de pernas, estou montando pequenas sequências de alongamento, com exercícios diferentes.
    Acompanhe e faça as rotinas.
    Depois me diga como foi o resultado! ;)

    Abração!
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  48. Obrigado Roberta! :)

    ResponderExcluir
  49. Anônimo4/26/2012

    eu faço ballet mas nao tenho uma flexibilidade muito boa espero que as dicas me ajudem, sempre quis faser a abertura total !! muito obrigado !!

    ResponderExcluir
  50. Anônimo4/30/2012

    Eu estou começando a fazer isso agora , e eu queria perguntar se, quando se fica um longo tempo sem praticar o corpo "endurece" dinovo?

    ResponderExcluir
  51. Anônimo4/30/2012

    sempre quando termino de fazer a abertura , sinto .. minhar pernas ardendo por dentro , "queimando" !!

    isso é normal??

    ResponderExcluir
  52. Olá Anônimos (vocês poderiam pelo menos colocar um noe para facilitar, né?), tudo bom?

    Anônima bailarina! Espero que as dicas lhe ajudem! :)

    Vamos às perguntas:

    Quando se fica um tempo sem alongar perde-se um pouco da flexibilidade sim. Mas recupera-se um pouco mais rápido também, dependendo do tempo que se está sem alongar.

    Ao último anônimo uma pergunta: você se prestou para procurar nos comentários se tua pergunta já havia sido respondida?

    ResponderExcluir
  53. Anônimo5/18/2012

    Psico, também sinto dores no osso da bunda depois que abro o espacate, queria saber se meu espacate vai ficar comprometido se caso o medico mandar eu parar? e se a dor voltar novamento quando abro espacate?

    ResponderExcluir
  54. Psico ,eu faço uma série de alongamentos para deixar a abertura certa mais eu não chego em resultado algum .Pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  55. Anônimo5/23/2012

    Para fazer o espacate precisa necessariamente ser com as duas pernas??? ou seja com a esquerda e a direita? (frontal)

    ResponderExcluir
  56. ou tipo eu fiz uma aposta com minhas amigas do ballet pra ver quer consegue fazer abertura mais rapido,e tipo faz so 2 meses q faço ballet e minhas pernas estao longe da virilia alcançar o chão...o q faço para agilizar o processo e ganhar a aposta?
    tipo a gente so fez essa aposta para ajudar na nossa flexibilidade.....

    ResponderExcluir
  57. Psico eu uzei seus alongamento em um trabalho de Educação Fisica e levei nota 10 e estou aqui para comprir uma promeça pois prometi se ganhasse nota 10 eu voltaria aqui para te dar um parabéns!

    Parabéns Psico!

    ResponderExcluir
  58. "Psico, também sinto dores no osso da bunda depois que abro o espacate, queria saber se meu espacate vai ficar comprometido se caso o medico mandar eu parar? e se a dor voltar novamento quando abro espacate?"

    Visite o médico. Só ele para dizer se há ou não lesão.
    Saúde não é brincadeira...
    Caso não seja nada, volte aos treinos.
    Se parar por um tempo pode perder um pouco da flexibilidade adquirida, mas com o treino ela volta! ;)

    Abração!

    ResponderExcluir
  59. Valeu Guilherme Ferreir@!!
    Abração!

    ResponderExcluir
  60. Oi João Victor!
    Não pense no resultado... apenas vá alongando!
    Em alguns meses você perceberá diferença na tua abertura de pernas e flexibilidade. Mas não desanime por não fazer o espacato em pouco tempo. Ele é consequência dos treinos, ok? ;)

    Bons treinos!
    Abração!

    ResponderExcluir
  61. Anônimo!
    Depende do teu objetivo com o espacato. O ideal é fazer coom as 2 pernas. Mas não precisa ser necessariamente para os dois lados... Aliás, não precisa ser para lado nenhum. Tudo depende do que você quer com o exercício.
    Normalmente o que se quer é flexiblidade e não necessariamente o espacato! ;)

    Abração!

    ResponderExcluir
  62. Oi Manuzinha!
    Espacato e pressa não combinam.
    Vá treinando... o resultado vem! ;)

    Abração!

    ResponderExcluir
  63. Valeu Downloas XteX!
    E só fez o trabalho ou tu faz os exercícios também?

    Abração!

    ResponderExcluir
  64. Tudo bem psico, eu faço taekwondo e preciso melhorar a minha abertura. Obrigado pelas dicas, mas eu nao entendi mto bem a 4. Eu tenho q chegar ao maximo, ficar o maximo possivel, depois dobrar os joelhos e tentar aumentar o limite, vlw.

    ResponderExcluir
  65. psico, meu joelho e normal, mas eu tenho grande dificuldade em fazer com o calcanhar. E como eu faço pro joelho( abertura lateral) de tras ficar reto?!
    brigada

    ResponderExcluir
  66. quero saber como faz pq eu vo fazer ginastica artistica por isso

    ResponderExcluir
  67. Anônimo6/11/2012

    Legal... :) Parabéns !!

    ResponderExcluir
  68. Anônimo6/11/2012

    Adorei as dicas!!!!!

    ResponderExcluir
  69. Oi Juan, tudo bom?
    Vou fazer um post exclusivo sobre esse alongamento em breve! Fica ligado! ;)
    Por enquanto, recomendo que faça outros exercícios de alongamento!

    Abração, bons treinos!

    ResponderExcluir
  70. OI Beatriz. Se você não sente dores no joelho ao alongar com todo o pé no chão tudo bem. Só fique atenta no caso de dores que não sejam as do músculo alongando. Quanto ao pé de trás na abertura lateral (ou frontal para alguns), peça para alguém alinhar a perna para você. Outra alternativa é apoiar o pé em algum lugar onde ele não mexa, como escorado no pé de uma mesa ou algo assim. Dessa forma você pode corrigir a postura pelo resto do corpo! ;)

    Bons treinos!
    Abração!

    ResponderExcluir
  71. Oi Maycayla, tudo bom?
    Alongue todos os dias!
    Siga os exercícios como indicado acima.
    Na dúvida, contate um profissional de Educação Física.

    Abração!

    ResponderExcluir
  72. Demais Anônimos:
    Muito obrigado! :)

    ResponderExcluir
  73. Anônimo6/22/2012

    eu faço ballet e sempre quis fazer abrertura total !!! a frontal eu estou quase conseguindo mas a lateral falta ainda 2 palmos mas espero que com essas dicas eu consiga !! tenho uma duvida por que sera que eu só consigo a abertura frontal ? e a lateral nao ?

    ResponderExcluir
  74. Porque tens mais facilidade para uma do que para a outra... normal! ;)
    Mas com treino você pode conseguir as duas, coom certeza!

    Abração!

    ResponderExcluir
  75. Ola Psico

    Meu nome é Stefanny Souza, sou atleta , treino karate e participo de muitos campeonatos, paulistas, nacionais , sul americanos e mundiais . Não tenho abertura zero , mas chuto alto ,meu problema é que sou baixinha então será q é possivel eu conseguir abertura zero com esses exercicios? Obrigada

    ResponderExcluir
  76. Ola Psico

    Meu nome é Stefanny Souza, sou atleta , treino karate e participo de muitos campeonatos, paulistas, nacionais , sul americanos e mundiais . Não tenho abertura zero , mas chuto alto ,meu problema é que sou baixinha então será q é possivel eu conseguir abertura zero com esses exercicios? Obrigada

    ResponderExcluir
  77. Anônimo7/08/2012

    Olá gostaria de aprender exercicios para alongar minhas pernas pois nao consigo fazer abertura nem na metade mas quero aprender, oq poderia ajudar? oq eu poderia fazer em casa mesmo? Meu nome é Leonardo!

    ResponderExcluir
  78. Oi Stefanny, tudo bom?
    Até onde eu sei, altura não tem qualquer relação com flexibilidade.
    Então, você pode sim conseguir zerar sua abertura.
    Sendo assim, treino, paciência e persistência!

    Bons treinos!

    Abração!

    ResponderExcluir
  79. Oi Leonardo, tudo bom?
    Os exerc´cíos citados servem para qualquer um... o que vai mudar é o quanto você vai abrir a perna em cada um deles. Mas não custa lembrar: RESPEITE SEUS LIMITES!!

    Dessa forma você vai conseguir melhores resultados! ;)
    Abração!

    ResponderExcluir
  80. Ola ,PSICO, td bem!

    Tava pesquisando na net a respeito de alongamentos e gostei de sua dicas...

    Não faço dança nem ginastica olímpica, sou apenas praticante de artes marciais, então preciso de um bom alongamento para chutes na altura da cabeça!

    O que acontece é que sou horrível com chutes laterais, não tenho flexibilidade, e estou sentindo dores atrás do joelho esquerdo quando alongo.

    Vou tentar seus métodos pra ver se consigo melhorar.

    Tem algumas dicas a mais???

    Abraço.

    ResponderExcluir
  81. Não entendi mt bem o do 3S, como faria essa contração isométrica?

    ResponderExcluir
  82. Douglas Araújo7/24/2012

    Ola! Bom eu faço aula de dança mais não consigo abrir minha perna ate o chão, se eu começar a fazer esses exercícios com quantos dias eu conseguirei abrir até o chão ?

    ResponderExcluir
  83. Boa madrugada. E seu eu fizer apenas um dos exercicios, sem variar, por exemplo, sem ir na parede etc. Pratico apenas aquele de abrir a perna com o corpo pra cima "no ar", o tradicional eu acho.

    ResponderExcluir
  84. samuel sthegahara7/28/2012

    Psico eu faço Karate nindo-kan e eu uso mais as pernas pra atacar,bom gostaria de saber quantas vezes por dia devo fazer esses exercícios?

    ResponderExcluir
  85. Anônimo7/29/2012

    tenho 15 anos e ja sou coreografo e dançarino em 2 grupos e adorei as dicas .

    ResponderExcluir
  86. Anônimo7/30/2012

    Bom dia, tenho 39 anos e estou muito enferrujado, quando abaixo no maximo minha mão chega na canela, tá dificil pra mim...o que vc indica, aulas de alongamento resolve??

    ResponderExcluir
  87. Oi Punk77, tudo bom?

    A contração isométrica é você contrair o músculo, só que em uma posição estática (sem movimento).

    Explicando melhor...
    Existem 3 tipos de contração:

    Concêntrica: Quando você contrai o músculo para executar uma ação - Ex: Contrair a panturrilha para saltar

    Excêntrica: Quando você contrai o músculo para frear um movimento - Ex: Contrair a panturrilha para amortecer uma queda

    Isométrica: Quando você contrai o músculo sem gerar uma ação - Ex: Contrair a panturrilha para manter a "ponta de pé".

    Espero ter deixado mais claro! ;)

    Abração!

    ResponderExcluir
  88. Oi Douglas, tudo bom?
    Não há tempo exato. Depende de muitos fatores.
    O fato é: esses exercícios lhe ajudam à atingir esses objetivos!
    Procure treiná-los sem pensar em algo "para ontem".
    Milagres não existem. Existe treino e disciplina.
    Faça os exercícios com regularidade e não desista.

    Abração!

    ResponderExcluir
  89. Oi Fernandes, tudo bom?
    Você pode fazer menos exercícios e também conseguir. O bom de variar os exercícios é variar o ângulo do alongamento, trabalhando um pouco mais algumas partes do músculo que talvz não sejam muito exigidas alongando de apenas um jeito.

    Abração!

    ResponderExcluir
  90. Oi Samuel, tudo bom?
    O mais importante é você manter uma regularidade nos treinos.
    Uma vez por dia, 3 vezes por semana, 2 vezes na semana...
    Não adianta treinar um omnte em um mês e abandonar o projeto!
    Perseverança!
    Isso sim é importante! ;)

    OBS: Não acho necessário mais do que uma vez por dia...

    Abração!

    ResponderExcluir
  91. Caro anônimo:

    Aulas de alongamento devem ajudar bastante sim! ;)
    Bons treinos!

    Abração!

    ResponderExcluir
  92. Olá Psico td bem!!!

    Essa contração seria algo do tipo: fazer a abertura e contrair a musculatura com se estivesse tentando fechar as pernas???

    Sou péssimo em flexibilidade, principalmente a perna direita. Mas tenho sentido dores atrás do joelho ao alongar, o que seria isso, será que posso ter alguma lesão ao forçar o alongamento?

    Valeu pela atenção!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  93. Oi Punk77!

    Isso! Mas só contrai, sem fechar as pernas.
    Você tem aquecido antes de alongar?
    Como tem feito o aquecimento?

    Abração!

    ResponderExcluir
  94. Bom dia Psico td bem!

    Eu fiz ontem esse alongamento isométrico e achei bem interessante, agora acho que aprendi,kkkk!

    Entaum, na academia temos os aquecimentos tipo pular corda, corrida, etc. Mas mesmo assim tenho sentido dores atrás do joelho e não consigo chegar ao máximo da amplitude, embora minha abertura não seja boa.

    Em casa eu pulo um pouco de corda e faço algumas séries de 3x20 tipo levantamento frontal e lateral de pernas.

    Quando faço a abertura na parede é tenso, não consigo ficar mt tempo por causa dessa dores, ultimamente tenho usado um tensor pra alongar...

    Valeu pela atenção!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  95. Punk77!

    Quando você fizer o alongamento na parede com caneleiras, coloque-as na altura do joelho, ao invés do tornozelo. Talvez minimize a dor. Se você faz sem caneleiras e dói, tente outro exercício. Faça aqueles nos quais você não sente dor ou pelo menos sente-se mais confortável.

    Abração!

    ResponderExcluir
  96. Olá Psico td bem!

    Eu só sinto dores quando faço aberturas mesmo, com outro alongamentos não. O que me sinto mais confortável é a abertura no chão mesmo, só que é tenso ficar segurando por muito tempo a abertura, ou eu sou mt ruim mesmo!!!

    Vi alguns sites na net mostrando esses alongamentos isométricos e alguns comentavam que não é aconselhável fazer todos os dias, isso procede?

    Fiz 2 dias seguidos, pois não fui pra academia e minha virilha ta esbugalhada...
    Será que pq estou forçando um pouco alem?

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  97. Anônimo8/09/2012

    Valeu as dicas

    ResponderExcluir
  98. Você pode alongar todos os dias, porém não recomendo alongar todos os dias numa intensidade grande. Escute o corpo! É o melhor conselho que posso lhe dar.
    Sinta quando está com o corpo disposto para alongar bastante e quando ele está pedindo para ir com calma.

    Certo? ;)

    Abração!

    ResponderExcluir
  99. Vou treinar esses alongamentos dia sim, dia não...
    O treino na academia ta um pouco intenso e senti bastante ontem na hora de chutar mais alto, minha virilha tava dolorida...

    Valeu pela atenção Psico!!!

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  100. Anônimo8/10/2012

    obrigada pelas dicas adorei, estou quase conseguindo, quando conseguir te aviso, ok?
    valeu...

    ResponderExcluir
  101. Psico,

    vi em um de seus videos vc fazendo as aberturas, mas com os joelhos voltados para cima, justamente para não forçar os ligamentos. A partir de que ponto da abertura devo tentar fazer isso, pois achei difícil fazer a abertura assim... talvez por causa que minha abertura ainda seja ruim?

    Valeu.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  102. Ana Carolina8/16/2012

    Olá Psico, eu tinha uma abertura fantástica quando fazia Ballet, parei por 1 ano e agora não consigo mais fazer abertura e meu corpo doí todinho, será que se eu treinar firme eu volto fazer o que fazia antes?
    Valeu Beijoos

    ResponderExcluir
  103. Olá!
    Ótimas dicas, muito obrigada!! Tenho 28 anos e nunca havia feito exercícios de alongamento para zerar o espacate. Agora comecei a ter aulas de dança e 4 dias atrás vi esse post no seu blog. Fiz tudo como está escrito aqui, principalmente esse da parede, e foi incrível ver a evolução. Cheguei a tirar fotos da abertura dia após dia para comparar. Ainda faltam 25 cm pra chegar ao chão no espacate, mas perto de como eu estava antes, endurecida, considero isso pouco, uma boa evolução!
    Amei seu blog e obrigada mais uma vez :)

    ResponderExcluir
  104. dicas mto boas! quando eu era pequena eu fazia espacate, mas agora desaprendi, e n to mais conseguindo fazer pq as minhas pernas são um pouco compridas, daí fica dificil... mas acho que essas dicas vão ajudar bastante!! obg :)

    ResponderExcluir
  105. Oi Punk! Tudo certo?
    Cada um se adapta de um jeito aos exercícios. Procure a forma mais confortável. Se não estiver doendo apoiando com o pé inteiro no chão tá tranquilo alongar assim! ;)

    Abração!

    ResponderExcluir
  106. OI Ana Carolina, tudo bom?
    Um ano é um período relativamente pequeno para perder muuuito da abertura. Acredito que com um bom treino e com paciência você consegue retomar sua antiga flexibilidade ou até aprimorá-la mais! ;)

    Abração!

    ResponderExcluir
  107. Oi Cárita!
    Fico duplamente feliz!
    Pela sua evolução e pelos elogios ao nosso trabalho!
    Muito obrigado!

    Parabéns pelas conquistas!
    Bons treinos!

    Abração!

    ResponderExcluir
  108. Eai galera, Booa Tardee a todos! tnho 19 anos comecei agora a fazer alongamentos nas pernas, ñ tnho medo das dores isso ñ é o pobrema, só qria sabê se consigo a abertura total pelo fato d eu começá agora? Treino todos os dias antes de deitá eu me alongo bst msm. Tô treinando Muay thai requer uma boa flexibilidade nas pernas néh...
    qnto tempo leva pra ter uma abertura total, tanto frontal qnto a lateral fazendo um alongamento avançado?

    ResponderExcluir
  109. Lukinha Bryant, dá uma olhada nos demais posts aqui do blog sobre alongamento, principalmente os específicos para abertura de pernas, que é teu objetivo.

    Não há como determinar quanto tempo alguém alcança a abertura total, pois isso depende de um treino diário, dedicação, além de questões genéticas de flexibilidade (que facilitam ou não alcançar o movimento). Também não há limite de idade para começar, mas um adulto geralmente terá mais dificuldade que uma criança, por nunca ter feito nenhum tipo de treinamento antes, e porque provavelmente perdeu a flexibilidade natural quando mais novo.
    Segue com teu treino, respeitando o limite e o tempo do teu corpo, que verás os resultados em breve.
    Paciência é o segredo.

    ResponderExcluir
  110. Anônimo8/24/2012

    Não gostei muito,achei que você tentou fazer uma brincadeira como hehe.Mas gostei da última ideia,faço isso todo dia,espero que de certo,mesmo assim obrigado pela ajuda(tentar me ajudar).

    ResponderExcluir
  111. Anônimo8/24/2012

    Olha Caroles eu acho que se você se esforçar muito mesmo,em 2 ou 3 ou quem sabe 1 semana(s)você consiga...Boa sorte.

    ResponderExcluir
  112. Anônimo8/25/2012

    Goosteii ajuudou muiito vllw

    ResponderExcluir
  113. Anônimo8/26/2012

    Obrigada pelas dicas, tenho 14 anos e minha flexibilidade não era muito boa.Começei a caçar em varios site e todos me ajudaram, agora eu consigo fazer a abertura lateral, e estou treinando para a frontal.Obrigada mesmo pela ajuda!!!

    ResponderExcluir
  114. Anônimo9/03/2012

    vlw obrigada mesmo vou tentar

    ResponderExcluir
  115. não entendi muito bem o Scientific Stretching for Sports (3S), tem como você explicar melhor? :D

    ResponderExcluir
  116. Anônimo9/26/2012

    psico luto kung-fu e meu mestre disse pra nos treinarmos s flexbilidade do corpo ou seja conseguir fazer a ponte e virar pra tras mas minhas pernas travam as vezen nas aberturas elas nao abrem direito isso e trino de mais ou menos

    ResponderExcluir
  117. Ola, psico, eu estou com dificuldades em abertura e borboleta, eu tento forçar mais, mas doe muito quando força, tipo eu faço borboleta e minha irma força as pernas para descer, e doe, e o resultado é mínimo, e no outro dia está travado de novo, e eu preciso muito dessa flexibilidade pq eu treino karatê e preciso chutar mais alto? Será que tem como vc me dar um conselho, como u devo fazer os alongamentos, qual o tempo certo de alongamento? Fnp é a melhor opção? Por favor me ajude?

    ResponderExcluir
  118. Anônimo10/10/2012

    Luto "Vale tudo" ha quase quatro anos e tenho boa agilidade de pernas, mas o que adianta ter boa agilidade de pernas, se o mais importante é fortalece-las primeiro.

    ResponderExcluir
  119. Anônimo10/10/2012

    Mas parabens Psico, bons exercicos.

    ;)

    ResponderExcluir
  120. eu ja fiz karate e antes eu sabia fazer escapate so que agora faz dois anos que pareie minha abertura ta horrivel quando vou treinar meus pes ficam viradospara frente e o calcanhar fica de lado.Minha irma sabe fazer tudo quanto e tipo de abertura frontal,lateral,consegue colocar as pernas na cabeca e ela tem 5 anos,por que sera psico que meu pe fica virado ao em vez do calcanhar encostar no chao fica de lao o que devo fazer para essa solucao

    ResponderExcluir
  121. eu ja fiz karate e antes eu sabia fazer escapate so que agora faz dois anos que pareie minha abertura ta horrivel quando vou treinar meus pes ficam viradospara frente e o calcanhar fica de lado.Minha irma sabe fazer tudo quanto e tipo de abertura frontal,lateral,consegue colocar as pernas na cabeca e ela tem 5 anos,por que sera psico que meu pe fica virado ao em vez do calcanhar encostar no chao fica de lao o que devo fazer para essa solucao

    ResponderExcluir
  122. Anônimo10/20/2012

    OBRIGADO EU GOSTEI DOS EXERCICIOS,MAS PODEIRIA TER UM VIDIO EXPLICANDO COMO SE FAZ .

    ResponderExcluir
  123. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  124. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  125. quanto eu faço espacate eu sinto dor na cocha perto do bumbum do lado de baixo.
    oq eu poço fazer para ador alivia sem remédio ?
    bjs

    ResponderExcluir
  126. Eu Sempre quis Aprender a Abrir , mas nunca onseguia , agora vou seguir essas dicar para tentar ...rsrs

    ResponderExcluir
  127. Oi Eduardo Azzolin, tudo certo?
    Estou percebendo que o texto ainda está confuso...
    Vou arrumá-lo.
    Abração!

    ResponderExcluir
  128. Anônimo! Seu texto ficou confuso... não entendi o que você quis dizer.
    Desculpe.
    Abração!

    ResponderExcluir
  129. Oi Marcelo, tudo bom?
    Uma coisa que ajuda muito mas que as pessoas esquecem de fazer, por mais óbvio que isso possa parecer, é fazer um BOM aquecimento antes de alongar. O que é um bom aquecimento? Correr, pular corda, fazer alguns exercícios leves de força... tudo isso. Enfim, é elevar a temperatura corporal. Depois de um bom aquecimento o trabalho de flexibilidade tem um rendimento muito maior! ;)

    Abração!

    ResponderExcluir
  130. Anônimo10/31/2012

    Eu posso fazer a abertura zero em tres meses
    eu ja tenho um pouco de abertura

    ResponderExcluir
  131. Oiii, boa tarde !
    Surgiu uma dúvida aqui : Qual o jeito certo da fazer a abertura? Com os joelhos pra cima ou para frente/de lado?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  132. Olá,
    Eu estou um pouco encurtado, mais quero começar a ganhar mais flexibilidade, é comum sentir dor na lateral do joelho, na parte de dentro?isso durante o 1º exercicio

    ResponderExcluir
  133. Báh gostei muito das suas dicas eu vou fazer todos eu danço tinha uma boa abertura então parei de dançar por um tempo em razão de uma cirurgia e acabei ficando meio atrofiado, já conhecia alguns desses movimentos, mas sempre é bom reabastecer nosso conhecimento Parabéns.

    ResponderExcluir
  134. Sou praticante de Muay-thai, e tenho uma abertura de pernas horrível!! Vou seguir as dicas, assim que tiver resultados postarei aqui para trocarmos uma ideia! Valeu a dica abraço!

    ResponderExcluir
  135. Psico Eu tenho um parafuso na Cabeça do Fêmor Esquerdo , faço karate , e minha perna Ultrapassa a cabeça , Minha perna esquerda é melhor que a Direita desde quando eu operei , mas nao consigo fazer abertura . O que me aconselha?

    ResponderExcluir
  136. Anônimo12/03/2012

    em vez de um amigo ajudar também pode fazer isso no batente da porta e ir devagar até conseguir

    ResponderExcluir
  137. Letycia12/08/2012

    Oii, meu nome e letycia, tava tentando abri a perna, mais acho que naum sou muito boa nisso não, a perna vai escurregando equanto eu conto, aii doi os inguas, ai eu desisto.!!

    ResponderExcluir
  138. eu to bem longe de conssiguir fazer aberturaa

    ResponderExcluir
  139. Anônimo12/11/2012

    Olá Psico eu sou Wesley e tenho 15 anos, esses alongamentos são ótimos.

    Pratiquei 2 anos de capoeira regional e pratico atualmente há quase 2 anos o Taekwondo. Em ambas as artes praticasse esses alongamentos, o que me ajudou muito no meu desenvolvimento marcial.

    parabéns pelo o seu post.

    ResponderExcluir
  140. Anônimo12/20/2012

    Oi psico, quanto tempo demora mais ou menos até fazer a espregata frontal toda se fizermos estes exercicos duas vezes por dia??

    ResponderExcluir
  141. Anônimo12/24/2012

    gosteii! me add no face meu e-mail é guila_moreninhob@hotmail.com

    ResponderExcluir
  142. eu tenho abertura de frente zerada mais a lateral eu não tenho nada e normal e vc poderia me ajuda

    ResponderExcluir
  143. GEEEENTE , EU QUERO APRENDER A ABRIR ESPACATE PELA PRIMEIRA VEZ , JÁ TENTEI DE VARIAS FORMAS , SÓ QUE DOI MT =//
    ME AJUDEM ???

    ResponderExcluir
  144. Pior que é, Gostaria de saber com quanto tempo posso aprender abrir o espacate, sou gordinha tenho treinado duro a uns tres dias, ta doí muito quando eu forço mas em compensação ja to quase abrindo a perna toda, mas como relaxar os musculos doloridos, :'( é um sofrimento Danado. HELP - ME PLI'S

    ResponderExcluir
  145. Anônimo1/07/2013

    psico eu fazia aula de jazz e ja consegui abrir o espacate(uma vez, hahaha')mais eu parei, de pois disso tentei abrir de novo mais não consegui dói muito é normal isso ???

    ResponderExcluir
  146. Anônimo1/09/2013

    Ainda estou na casa dos 20 mais tenho o corpo completamente duro, tento fazer os exercicios mais nao consigo nenhum,, doi muito... Nao sei o que fazer , continuo fazendo os exercicios sem ser de forma correta??

    ResponderExcluir
  147. Anônimo1/12/2013

    psico peço que me responda pfv pois quero saber se isso é normal fazia aula de jazz consegui abrir uma vez mais só que parei e não consigo mais é normal msm, eu acho que pelo fato de eu ter aberto ja iria facilitar mais não. É normal u eu que sou dura msm????

    ResponderExcluir
  148. Anônimo1/13/2013

    quando eu era pequena vi nun circo a menina q fazia isso e começei a tentar e coseguia... so que um dia minhas pernas travaram daquele gueito ainda bem q consegui voutar ao normal mais nao consegui mais fazer depois disso, agora quero voltar a fazer

    ResponderExcluir
  149. Anônimo1/17/2013

    Olá.
    Queria saber se é normal dar uns estalinhos, tipo "trick", em uma das pernas ao fazer o aquecimento borboleta. sempre tenho isso e ao certo não sei se é um problema... e também essa perna que ocorre um "trick" doi mais que a outra ao tentar forçar...
    É normal?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  150. Anônimo1/21/2013

    Olà pepsco kkkk
    ajudou bastantes as dicas , prático mma a 2 anos e sempre quiz fazer a abertura completa tipo o mirko cro cop dá belos chutes é isso ae vou nessa falou
    Mateus - cro cop

    ResponderExcluir
  151. Não Tenho Cava , isso é um Motivo Pra min não tah Conseguindo porque treino a 5 meses e nadah .

    ResponderExcluir
  152. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  153. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  154. olá professor psico. sou taekwondista faixa azul (4º gub). minha abertura é uma bosta (desculpa o palavriado). eu chuto alto em treinos e lutas, poomse e etc, mas isso pq uso força ao invés de elasticidade. eu gostaria de aperfeiçoar minha técnica, mas dói muito meu quadril. qual o segredo? a abertura forçada dói muito, existe outro método???

    ResponderExcluir
  155. Anônimo2/13/2013

    eu ñ consigo por que doi eu sempre quis aprender, por favor gente vcs precisão me ajudar... eu tenho 10 anos

    ResponderExcluir
  156. oi PSICO tenho 13 anos e me chamo Alexandro to treinando espacate a umas 2 semanas kkkk mais eu tava notando quando eu desso (ainda não chego no chão)
    tava notando que minha perna de trás fica encostada só de trás do joelho ate o pé mais a da frente só fica o calcanhar no chão porque será e pq meu corpo não aceita mais do que isso??
    (muitas pessoas dizem que os homens naum conseguem por causa do orgão
    genital é verdade?) apesar de vc ser homem??

    ResponderExcluir
  157. leandro3/09/2013

    ei pq eu nao consigo fazer a abertura toda doir demais ainda nao consegui abrir totalente pois e uma dor isurpotavel.pois mais q eu faca alongamento veja videos eu nao consigo aguem me ajudar vou ficar louco se nao consegui

    ResponderExcluir
  158. Anônimo3/15/2013

    Hum...
    muito boas tuas dicas.
    Valeu mesmo cara.

    ResponderExcluir
  159. Anônimo3/16/2013

    Os exercícios são muito bons, mas o que levanta as pernas na parede acho que requer um cuidado maior, esse é o único que estou tento problemas. Depois desse alongamento sempre sinto dores na virilha.
    Mas são ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  160. Anônimo3/24/2013

    oi adorei as dicas mas adorei mais ainda vc aquela foto de perna aberta e sua? pois saiba q amei a foto nao paro de olhar ela axo q estou apaxonado por vc se vc quiser me adicionar no msn:lindinhomt123@hotmail.com estou aguardando o seu convite

    ResponderExcluir
  161. Oii boA nooite !
    Á alguns anos eu fazia ballet , mas parei e agora estou tentando fazer alguns alongamentos para que minha flexibilidade volte . É normal depois de alguns anos parado quando você tenta fazer alguns exrecícios a coluna, as pernas fiquem doloridas? B

    ResponderExcluir
  162. Anônimo3/27/2013

    melissa diz
    e normal agente sentis dor nas pernasquado fazer alongaento de pernas

    ResponderExcluir
  163. Em quanto tempo consigo o resultado?

    ResponderExcluir
  164. Anônimo4/10/2013

    Olá Psico eu luto Muay-thai e agora que consigo o espacate meu chute esta mais fraco... tem alguma relação?

    ResponderExcluir
  165. Anônimo4/12/2013

    olá Psico eu me chamo rogério nascimento eu fasso las de ballet ai quando vou abrir o escala ou vou abri o esparcatio meu osso ou musculo da perna perto do quadrio doi pq isso oque fazer ?

    ResponderExcluir
  166. Anônimo4/12/2013

    Oi galera eu ja sei abrir a perna dos dois geitos mais ando travando o que eu faco?

    ResponderExcluir
  167. não consigo não,posta mais coisas pra ver se eu consigo por favor :)

    ResponderExcluir
  168. Anônimo4/18/2013

    olá Psico eu me chamo rogério nascimento eu fasso las de ballet ai quando vou abrir o escala ou vou abri o esparcate meu osso ou musculo da perna perto do quadrio doi pois parese que vai se contraindo me ajude presizo muinto da jua ajuda pq isso oque fazer ?

    toger nascimento aki...

    ResponderExcluir
  169. Anônimo4/18/2013

    olá Psico eu me chamo rogério nascimento eu fasso ballet ai quando vou abrir o escala ou vou abri o esparcatio meu osso ou musculo da perna perto do quadrio doi e como se meo ossos das pernas ou a musculatua estivesse se contraindo só sei que doi muinto , me ajude pois amo muinto o BALLET ?

    Roger nascimento aki

    ResponderExcluir
  170. Anônimo4/18/2013

    olá Psico eu me chamo rogério nascimento eu fasso ballet ai quando vou abrir o escala ou vou abri o esparcatio meu osso ou musculo da perna perto do quadrio doi e como se meo ossos das pernas ou a musculatua estivesse se contraindo só sei que doi muinto , me ajude pois amo muinto o BALLET ?

    Rogério nascimento aki

    ResponderExcluir
  171. Anônimo4/19/2013

    HAAAA EU GOSTEI DOS EXERCICIOS CITADOS LA EM CIMA POI ANOTEIIII TD POIS AINDA Ñ PRATIQUEII NENHUM ATE AGORA MAS EU PROMETO EM PRATICAR GOSTI DO JEITO EXPLICADO E DO HUMOR DO AUTOR BOM EU VOU TENTAR PRATICAR OS EXERCICIOS DE LÁ DE CIMA BJSSSSS

    ResponderExcluir
  172. Anônimo4/24/2013

    gente so falta 5 dedos para eu chegar no chao ta perto eu fiz um monte de exerscicio bjs mi avisa se alguem conseguir.

    ResponderExcluir
  173. Oi psico uma pergunta eu faso balé mais depois que abro o espato sinto dor tem algum exercicio para parar a dor? e uma dor insuportevel que me atrapalha ate na hora de andar

    ResponderExcluir
  174. Anônimo5/06/2013

    ola psico desde uns 7 ou 8 anos eu tentava ai agora ja estou com 10 anos e ja consigo hoje mesmo conseguir manter minha perna aberta por 10 minutos

    ResponderExcluir
  175. Anônimo5/08/2013

    Fiz balé por um ano e estava bem flexível, para a frente chegava, faltava um pouco, hoje em dia não sei como anda a situação, mas eu gostaria de voltar ao balé. Queria saber, tem como fazer aulas sozinha em casa?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  176. Anônimo5/10/2013

    Aee psico aquela dica de " Esquecer a vida " Tem q ficar qnt tempo mais ou menos por dia fazendo este treinamento?

    ResponderExcluir
  177. Anônimo5/13/2013

    ola quando eu tento fazer abertura de frente fica muito longe muito mesmo mais da de direita é boa e a de esquerda mais ou menos se eu consegui fazer a de direita eu consigo as outras???

    ResponderExcluir
  178. Eu faço taekwondo e tenho abertura quase total estou treinando assim , quanto tem vai demorar mais ou menos pra eu conseguir abertura total?

    ResponderExcluir
  179. Anônimo5/22/2013

    nao funcionou comigo chego perto do chão mas nao desco totalmente :# algueeeeeem me ajuda pelo amor de deus hehehe

    ResponderExcluir
  180. Oi eu quero muito consegui abri espacate mas quando eu chego perto minhas pernas começam a doer o que eu faço para conseguir abri tudo ?

    ResponderExcluir
  181. Anônimo6/01/2013

    Eu tento , mais a minha dobra do joeldo dói muito,isso e normal ? qual exercicio ajuda mais nesse caso ?

    ResponderExcluir
  182. Anônimo6/02/2013

    Psico , Meu nome é Carlos Henrique e eu tenho 17 anos, eu nunca tinha feito ou tentando fazer a abertura nem no minimo nem no máximo, e queria entender como que eu consegui de primeira ,! É e que procurei videos sobre o assunto achei alguns e achei seu blog, tentei e consegui por favor por favor msm me ajude!

    ResponderExcluir
  183. Anônimo6/07/2013

    gostei muito da dica so que dança de rua mas nao consegui abrir o espacate eu vejo as criançinhas fazedo espacate e parada de mao tudo eu vivo tentando mas nao consigo ate por que vou fazer baliza e tenho que aprender mas muito boa as dica falto pouco pra mim consegur BJS

    ResponderExcluir
  184. Anônimo6/09/2013

    Falta pouco pra mim conseguir! Obrigado ^_^

    ResponderExcluir
  185. Anônimo6/11/2013

    Eu fazia balé quando tinha 3 anos e parei com 6...Hoje tenho 15.
    Como fiquei bastante tempo sem praticar o espacate eu perdi um pouco da minha flexibilidade, isso pode acontecer?!
    e a forma que aprendi espacate foi horrivel pq, tinha que ficar com as pernas de frente para parede e a minha professora me empurrava pelo quadril para fazer a abertura!

    ResponderExcluir
  186. Anônimo6/15/2013

    no ano de 2012 eu fazia dança de tecido (dança acrobatica)minha abertura era quase perfeita mas perdi totalmente minha flexibilidade oque eu faço para conquistala novalmente em mais ou menos 3 semanas ?

    PRESCISO DESTA RESPOSTA URGENTEMENTE URGENTE POR FAVOR ME AJUDA!!!
    POR FAVOR: Psico
    MEU NOME É: Adriely

    ResponderExcluir
  187. Anônimo6/23/2013

    kkkkkkkk,algums exercicios estão errados ,faço ballet e sei disso
    kkkkkkkkk hihihihi

    ResponderExcluir
  188. Anônimo6/25/2013

    muito boas suas dicas adoreii eu vou tentar fazer em casa em quanto tempo consigo fazer espacate

    ResponderExcluir
  189. Anônimo6/30/2013

    que mico aquele homem fazendo abertura

    ResponderExcluir
  190. Anônimo7/01/2013

    vao tomar no cu

    ResponderExcluir
  191. Anônimo7/03/2013

    Minhas pernas ainda doem qdo abro espacato sempre, oq eu faço para melhorar isso???

    ResponderExcluir
  192. Anônimo7/05/2013

    IIIIIIIIIIIIIIISO E UM BOSTA

    ResponderExcluir
  193. Anônimo7/05/2013

    IIIIIIIIIIIIIIISO E UM BOSTA

    ResponderExcluir
  194. Anônimo7/09/2013

    nao sei fazer abertura nmais estou melhorando depois que vi esses videos

    ResponderExcluir
  195. uauu funciona mesmo gente faltava um palmo para eu zerar minha abertura e depois desses aexercicios eu conseguii zerar minha abertura waleuuuuuuuu obrigadão estou muito feliz u.u.u obrigadooooooo :)

    ResponderExcluir
  196. uauu funciona mesmo gente faltava um palmo para eu zerar minha abertura e depois desses aexercicios eu conseguii zerar minha abertura waleuuuuuuuu obrigadão estou muito feliz u.u.u obrigadooooooo :)

    ResponderExcluir
  197. Anônimo7/16/2013

    otimas dicas amigo, melhor ainda para conseguir abertura de quinta
    já faço a de primeira total

    demorei 8 meses para ter a de primeira já tinha a abertura em 75% por cento

    ResponderExcluir