20 de abril de 2011

TRABALHE SEUS PONTOS FRACOS

Ou... pare de chorar e vá atrás!

Muitas vezes ouço o pessoal se lamentando:
- Eu gosto tanto de acrobacias... meu sonho era poder fazer! Mas não levo o menor jeito...

Desculpas todo mundo tem aos montes! Ao invés disso, ocupe o tempo que você gasta com suas lamentações para treinar.

Tudo bem, talvez você não chegue a ser um campeão olímpico de ginástica artística ou um artista do Cirque du Soleil... mas, mesmo assim pode aprender muitas acrobacias.

Se é algo que você quer muito, corra atrás! Vá fazer aulas de ginástica olímpica, aulas de circo (como fez o Guatambú), ou... me chame para dar um curso em sua cidade, hehehehehe!!

Às vezes, ao trabalharmos um ponto fraco, fortalecemos ainda mais nossos pontos fortes.
 
Eu, por exemplo, gosto muito de capoeira angola. Mas, não é um jogo que tenho facilidade de desenvolver. Acho que, dos quatro tipos de jogo nas competições da Abadá, o de Angola é o que mais tenho dificuldade. Para melhorar, às vezes vou visitar o Contra-Mestre Guto, do Africanamente, Escola de Capoeira Angola ou, dou uma vadiada na tradicional Roda do Chafariz, lá na Redenção. Ao melhorar meu jogo de Angola (onde o jogo é malicioso e estudado), melhoro também meu São Bento Grande, cujo jogo também é malicioso e estudado, porém com mais velocidade, tendo menos tempo para elaborar uma estratégia. Melhoro também minha Benguela, que é um dos meus pontos fortes, colocando um pouco mais de objetividade na minha continuidade, que já é boa...



Ano passado fiquei focado na minha prancha. Eu construí ela toda ano passado. Foi um processo lento até conseguir dominá-la. Hoje estou buscando aperfeiçoá-la apenas, mas o movimento já é meu, ninguém me tira mais!

Esse ano estou treinando a prancha com a perna fechada. Não está como eu quero, estou construindo ainda... mas, ao treinar essa prancha, mais difícil, melhoro minha prancha de pernas afastadas muito mais! 


Outro exemplo:

Esse ano estou com outra meta estabelecida: parada de mãos com uma mão!

O Mestre Vatik já está trabalhando nisso, junto comigo. Imaginam o quão boa vai ficar minha parada de mãos com as duas mãos?

PORÉM: não adianta só ele querer que eu faça. Eu, mais do que ninguém, tenho que querer isso!


Se você não for atrás do que você quer, ninguém vai fazer isso por você! 





Então... leu o texto? Captou a mensagem? Sai da frente do computador e vai à luta ;)
Abração, fiquem com Deus!

6 comentários:

  1. Legal o post, e bem verdadeiro.
    Você teria dicas para quem tem medo de fazer acrobacias?

    ResponderExcluir
  2. "Se você não for atrás do que você quer, ninguém vai fazer isso por você!"


    Fato!
    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  3. Sim! A primeira dica é: Me chama pra dar um curso! Hahahahahaha!

    A acrobacia é uma coisa interessante. Quanto mais se faz, mais ousado você fica. Então, bem na verdade, não tem segredo. O que você deve fazer é começar pelo mais simples possível. Trabalhar sempre força e flexibilidade, para auxiliar na execução dos movimentos. E começar com uma estrelinha, um rolo... movimentos que você tem mais aptidão e coragem. Lógico que uma pessoa com conhecimento do lado é sempre muito bom, para te guiar pelo melhor caminho e mostrar os atalhos. Mas mais importante que isso é a tua vontade e empenho em superar as dificuldades e os medos e realizar os movimentos! ;)

    ResponderExcluir
  4. Valeu Marina!
    E vamos lá! Atrás de nossos sonhos, acrobacias e tudo mais!
    Vamo que vamo!
    Hehehehe!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/13/2011

    Psico, eu não tenho medo de tentar fazer acrobacias. Meu problema para fazer acrobacias é que tenho pouca flexibilidade e sou pesado. Tenho 1,89 e peso 99kg. É possível com todo esse peso realizar acrobacias mais ousadas que um mortal de costas com AU fechado(que é só o que sei fazer)?

    Bruno Predebon

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruno, tudo bom?
    Quanto a flexibilidade... tem que treinar todos os dias! Quanto ao peso, ele é um pouco relativo, né? Pois vc também é alto. Isso faz com que não me pareça tão pesado. Se você for forte ou tiver ossos pesados isso ajuda também com o peso.
    Se você consegue um mortal de costas com aú fechado... com certeza deve ter várias coisas que você pode conseguir! :)

    Abração!

    ResponderExcluir