16 de janeiro de 2011

TUTORIAL - AÚ DE COLUNA

O aú de coluna, também conhecido como aú de costas, é um movimento bem simples. O que talvez seja um pouco mais difícil seja conseguir fazer o movimento com as pernas bem baixas.

Começamos o aú de coluna partindo do aú (estrela). O movimento é praticamente o mesmo, porém a posição dos braços muda um pouco. O primeiro braço que é apoiado no chão vai normalmente, igual a estrela. Já o segundo é lançado vai por trás da cabeça (ou seja, concentre-se apenas no segundo braço).

Se você já compreendeu o movimento feito pelas pernas, pule essa parte! Caso você seja meio lerdinho e não tenha entendido... prossiga! Imagine-se chutando uma meia lua de compasso. Agora execute o início do movimento, só que olhando para o outro lado (para trás).

Pronto! Esse é o movimento da perna!

Fácil, né?

Mas talvez você sinta que, apesar do movimento já estar saindo, falta algo... então, só pode ser o quadril!

O quadril (sempre ele) está sempre ligado a parte principal dos exercícios. Sabem por que?

O Vatik sempre me diz: a parada de mãos é um dos movimentos mais importantes da ginástica, pois 90% dos movimentos passam pela posição da parada de mãos. Logo, se em uma parada de mãos o quadril é importante... ele é importante em quase tudo!

Então, vamos aos detalhes do movimento do quadril:

A entrada que eu mais utilizo na realização do aú de coluna é a esquiva de lado. Isso ajuda para o quadril já começar baixo, bastando executar o movimento de braços e pernas controlando para o quadril não subir junto (ou subir pouco). No meio do movimento o quadril fica exatamente como na ponte (barriga para cima), e já no fim do aú de coluna o quadril vira para “fechar”, finalizando o movimento novamente na esquiva de lado. Além de ajudar na finalização do movimento, evitando que se caia de costas por não conseguir controlar o giro, o término do aú de coluna na esquiva de lado é ideal para ligar direto em outro aú de coluna, fazendo o movimento em seqüência.

Era isso galera! Demorei para postar o texto, mas aí está ele. Espero que tenha valido a espera...
Grande abraço, fiquem com Deus!

13 comentários:

  1. Boa psico, post bem objetivo mas facíl de entender.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marne! Pelo visto deixarei esse tutorial sem texto mesmo... Hehehehe!! Pelo menos por enquanto, pois o legal dos textos é que o pessoal que tem deficiência auditiva também pode desfrutar dos detalhes passados que não são percebidos apenas olhando o vídeo! ;)
    Valeu pelo retorno!
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Um muito grande "merci" da frança pelos tutorias !!

    Me deu vontade do voltar a treinar floreios!!

    Magro Abada Capoeira paris, aluno do professor Nõ.

    Axé

    ResponderExcluir
  4. Vamos lá Magro!
    Volte a treinar floreios e compartilhe suas experiências e evoluções com a gente! :)
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/29/2011

    pow brother tem como vc faser um tutorial do au de costa sem as mãos?to loko qeremdo faser ele sem as mãos mais nao to conseguindo :S

    ResponderExcluir
  6. Deixa para mim! Botei o movimento na lista! ;)
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. psico coloca o do au de coluna sem mãos pq n to conseguindo

      Excluir
  7. Anônimo9/15/2011

    VLW SOU APAIXONADO POR CAPOEIRA MUITO BOM

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3/27/2012

    ola psico beleza,tem como posta o movimento flic-flac sou louco para aprender esse movimento caso vc já tenha postando me passa o link para min ver,eu conheço esse movimento como gato para tras

    ResponderExcluir
  9. Olá Anônimo!
    Ainda não postei esse tutorial.
    Fica acompanhando o blog. Esse é o próximo tutorial que será postado.

    Abração!

    ResponderExcluir
  10. Ola psico tem como vc me add no facebook ou eu add voce e que tem um instrutor na minha capoeira ele faz um movimento de costas que nem ele sabe o nome e como a capoeira a maioria dos movimentos varia de grupo o nome tem como vc me add ou eu add vc aew te mando o video dele fazendo ae voce pode me falar o nome e se possivel fazer um tutorial pra gente brother Abrç Aguardando sua resposta ^^

    ResponderExcluir
  11. Psico... Belo video cara, mas no au de coluna eu tenho um pouco de medo de colocar a segunda mao no chao. Nao tem nenhum exercicio que eu possa fazer para perder esse medo não cara??

    ResponderExcluir
  12. Valeu pelo tutorial, Psico. Vou treinar... Uma hora vai sair!

    ResponderExcluir