6 de novembro de 2013

5 dicas para melhorar seu mortal de costas



1. Fortaleça suas pernas!
De nada adianta você saber a técnica se não consegue pular uma folha deitada... Fortalecer as pernas é muito importante para quem quer ganhar alguns centímetros na altura (e não na distância) do seu mortal.
Treine cangurus, flexão plantar (panturrilha), exercícios pliométricos... Se você já faz exercícios de força para as pernas, mude-os, para dar um novo estímulo aos músculos. Só não pode ficar estagnado, deixando tudo como está. Já dizia Einstein: 
“Insanidade é fazer sempre a mesma coisa várias e várias vezes esperando obter um resultado diferente”


2. Treine saltos de extensão para trabalhar a postura correta da subida
Não deixe o ombro ou o quadril ir para trás ao estender as pernas. Feche o peito¹ e encaixe o quadril². Assim você subirá na vertical, como deve ser um mortal de costas para ter boa altura.

¹ Fechar o peito significa aproximar os ombros pela frente, contrair o peito (fig. 1), afastando as escápulas (fig. 3). Na acrobacia essa postura é muito utilizada, principalmente na ginástica, onde a postura (ou a falta dela) inclusive desconta pontos. Abrir o peito significa aproximar as escápulas, projetando o peito para frente (fig. 2).

Peito fechado (fig. 1)
Peito aberto (fig. 2)

(Posturas vistas de costas)

Peito fechado (fig. 3)
Peito aberto (fig. 4)


² Encaixar o quadril significa realizar uma retroversão da pélvis (fig. 6). Cuma?? Isso mesmo. Uma forma fácil de você entender o movimento da retroversão é contrair os glúteos. Contraindo os glúteos você automaticamente estará encaixando o quadril. Para ficar mais fácil vai abaixo duas figuras mostrando os movimentos de anteversão (fig. 5) e retroversão (quadril desencaixado e encaixado, na linguagem da acrobacia).


Anteversão (fig. 5)
quadril desencaixado
Retroversão (fig. 6)
quadril encaixado



3. Preste atenção na sua aterrissagem.
Você não deve chegar soltando todo o peso no corpo, com o pé chapado no chão. Procure amortecer o impacto do salto chegando na ponta do pé (meia ponta) e só depois o resto do pé, flexionando joelhos e quadril.

4. Mantenha o olhar para frente.
Isso serve tanto para a subida quanto para a aterrissagem. Jogar a cabeça para trás na saída faz com que o mortal não atinja o seu máximo de altura. Na chegada, Chegar com a cabeça voltada para o chão vai dificultar qualquer futura ligação do salto, além de dar a impressão do mortal ter sido mais baixo do que realmente foi.

5. Faça cada repetição como se fosse a última
Mantenha a técnica sempre. Se você cansou, descanse um pouco. Faça séries de 1, 3, 5... até 10 mortais.
Quando sentir que o mortal começou a perder altura ou que você não teve o mesmo desempenho do primeiro mortal, pare um pouco, respire... e quando sentir que recuperou as forças (1 minuto é um bom tempo de descanso, mas pode ser um pouco mais ou um pouco menos, conforme você for sentindo como seu corpo responde) vá para mais uma série.

Gostaram das dicas?
E você? Tem alguma dica para melhorar o mortal de costas?
Escreva para nós! 

Abração,
Fiquem com Deus!  

18 comentários:

  1. Anônimo11/06/2013

    Sem comentários mano, você alem de ser um excelente profissional, sabe o que fala e faz, valeu

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Psico,
    Primeiramente PARABÉNS pelo seu trabalho. Por favor, não nos abandone!
    Mas tenho uma duvida, o que seria "fechar o peito" no universo de saltos?
    Já vi você usar esse termo também para o quadril, pernas.. enfim, eu não consigo entender o que seria, e nem imaginar como é visualmente esse erro, para que eu possa corrigi-lo.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Oi Raul, tudo bom?
    Muito legal sua dúvida. Creio ser também dúvida de muitos. Por isso atualizei o texto, com mais fotos e explicações.
    Espero que goste e lhe ajude.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. muito obg pela diica e bem que eu estava precisando de umas dicas !!!

    ResponderExcluir
  5. massa mesmo eu ja estou com impulsso muito alto mesmo!! obg!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Que trabalho ótimo! quanta pesquisa! esta de parabéns! muito obrigado por compartilhar, irei experimentar e compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bboy Índio!
      Quanto mais as informações forem compartilhadas e aperfeiçoadas mais feliz eu fico.
      É sempre bom ajudar aos outros fazendo aquilo que mais gosto.
      Abração!

      Excluir
  8. Virei seu fã cara, parabens... vc merece !!

    ResponderExcluir
  9. Olá psico as dicas ajudaram e muito agora so perder o medo...Uma pergunta.Seu eu conseguir mandar o mortal para tras eu consigo mandar o mortal chutado?..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi R7, tudo bom?
      O mortal de costas é um ótimo começo para treinar o mortal chutado. Dominando o mortal de costas o chutado fica bem mais fácil! ;)

      Excluir
  10. Eae Psico, faço GA, tenho facilidade em mortais pra frente, mas pra trás tenho mta dificuldade, há algum exercicio, pra praticar em casa ?

    ResponderExcluir
  11. Olá psico, tudo bem.Psico é o seguinte eu sempre gostei muito de saltos mortais mais nunca tive coragem de praticar de verdade , gostaria de saber se a alguma tecnica para perder o medo, e alem disso as poucas vezes que tentei praticar sempre estou sozinho e sempre acabo desistindo por achar que não estou evoluindo nos movimentos a alguma dica para aprender a realizar alguns mortais sem ajuda de uma segunda pessoa.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2/22/2014

    Olá psico Eu tiro o Mortal chutado mas n consigo tirar o mortal de costas por favor me ajude obrigado ..

    ResponderExcluir
  13. obrigadão Psico eu agora consigo mandar o mortal de costas es realmente o melhor professor da net que pode existir ;)

    ResponderExcluir
  14. olá psico tudo bem, è assim eu sei dar mortal de costas tanto de frente oque dificulta me muito é o meu salto nao è tao bom assim sempre chego mal ao chaõ.

    ResponderExcluir
  15. olá psico tudo bem, è assim eu sei dar mortal de costas tanto de frente oque dificulta me muito é o meu salto nao è tao bom assim sempre chego mal ao chaõ.

    ResponderExcluir