7 de maio de 2011

TUTORIAL - ARCO PARA TRÁS (PARTE I)

Tcharammm: tutorial novo chegandooo!

A tão esperada primeira parte do Tutorial do arco para trás, finalmente, aqui no blog, hehehehe! (Caroles! Sei que, no fundo, tu curte meus hehehe's...). Hahahaha!! (e os hahaha's também)!

Bom... voltando ao assunto... Acho que esse ficou bem simples de escutar compreender. Só não sei se vão achar simples de fazer... hehehe (é... às vezes, eu abuso)!! :P

Além dos detalhes que já são ditos e demonstrados durante o vídeo, acrescentei mais alguns, que estão aí abaixo, para deleite de vocês ;)

Se vocês ainda não viram o tutorial do arco para trás parte II... corre lá para ver! Ou, vê esse primeiro e vai lá depois. Mais fácil, né? Dãã...

Detalhes (muito) importantes!
Afinal... detalhes sempre são importantes!

1) Olhem a subida no primeiro exercício e comparem com a segunda. Percebem alguma diferença?

Sim! Tem diferença e ela é bem importante: os braços! Viram como estou mais forte? Hahahaha! Tá, esqueçam...

(editado pela Carol, após ler esse comentário infame durante a revisão do texto: por favor, prestem atenção ao próximo parágrafo, onde o Psico volta a agir como um ser humano normal, como se espera de todo bom professor :P).
1) Detalhes importantes: os braços e a cabeça! Os braços devem vir sempre por cima e nunca pelos lados. A cabeça deve estar sempre olhando para as mãos, e nunca levantar antes. Se não perceberam isso, olhem mais uma vez, com muita atenção ;)
2) Compensar ao realizar esse tipo de movimento, dando uma alongada nas costas (para a frente, tentando encostar o peito nas coxas), como aparece após o exercício nº 2.

30 comentários:

  1. Anônimo5/08/2011

    ótimo! agora treinar os dois tutoriais juntos!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/09/2011

    Uma coisa Psico, pra todas essas acrobacias, só é preciso começar tentar fazer, e fazer e fazer..., ou primeiro tem que ter um treino físico mínimo? acho que nunca vou poder chegar ao chão sem a parede! hehehe, ou subir desde arco sem apoiar a cabeça, não tenho força nos braços!

    ResponderExcluir
  3. Excelente pergunta Alf! Por isso que sou teu fã! ;)
    Tudo depende de qual acrobacia você está falando e qual é a sua condição física. De um modo geral, é sempre bom treinar força e flexibilidade, além dos movimentos técnicos.
    Para os movimentos técnicos, deve recorrer principalmente a exercícios educativos ou preparatórios para um movimento mais complexo.
    Falando especificamente do arco para trás, faz-se necessário trabalhar bastante a ponte. Releia os posts que falam sobre como melhorá-la. Não basta apenas fazer a ponte 3x ou 100x, durante 6 meses... Pode fazer 1x por dia, mas da maneira correta, buscando, lentamente (mas sempre), o seu progresso. Embalar para empurrar o ombro para frente, realizar alongamentos complementares, reforçar a musculatura dos ombros... enfim!
    Para cada exercício ou acrobacia que você deseja realizar, saiba que exercícios você deve dominar/realizar para um melhor rendimento no seu treino.
    Além da boa ponte, força nos braços! Mãos no chão e... flexão! 1-2! 1-2! 1-2! Vamooooo!
    Mais 10!
    Hehehehehe!
    Espero ter ajudado!
    Se ficou alguma dúvida, não hesite!
    Manda para cá que a gente resolve! ;)
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu consegui fazer com a cabeça no chao e sem a cabeça no chao mas nao consigu fazer fora da parede

      Excluir
  4. Anônimo5/10/2011

    Hahahaha, meu fã falou! Tá trocando os papeis!!! eu sou seu fã!!! hahahaha

    Vou ter que treinar muuuuuuuuito! Isso vai ser mais tempo do que eu achava! hahaha, vou tentar me organizar melhor pra ter mais tempo pra treinar, já lhe falarei os meus progressos! (se tenho! hahahaha)

    Grande abraço irmão, e muito obrigado pela sua ajuda nesse caminho que vai ser tão dificil pra mim!!!

    ResponderExcluir
  5. Isso! Compartilha aí os teus progressos!
    Daqui um tempo reativarei o meu diário de treino aqui no blog, contando os meus progressos também.
    Por falar em blog... desistiu do teu?
    Abração!
    Força nos treinos! ;)

    ResponderExcluir
  6. Alf, força na peruca! Apesar de eu ter uma ponte maravilhosa (segundo o Vatik), eu não tenho muita força nos ombros, o que me dificulta na hora de impulsionar o corpo quando ele já tá lá em cima.
    Como o Psico disse, a solução é exercícios de força pros ombros (de quebra, vai junto o braço todo, hehe).
    Eu treino o lance de usar a parede de apoio pra ir descendo, mais pra perder o medo de cair.
    E não te preocupas, tu não vais cair de cabeça ao tentar descer sem parede, vais é cair de bunda (eu comprovei, eheheh).

    ResponderExcluir
  7. Hehehe! Não custa lembrar... mantendo o braço estendido e levando ele à frente da cabeça, os braços chegam sempre primeiro, com firmeza para sustentar o corpo. Ao flexionar os braços, você pode até chegar com eles antes da cabeça, mas corre o risco deles amolecerem mais e a cabeça bater no chão do mesmo jeito! ;)

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5/14/2011

    Obrigado pela energia Caroles! O findi próximo vou tentar fazer o arco para trás e vou subir, ainda melhor, não vou tentar, vou fazer, e tudo sem parede! (se nuns dias não escrevo no blog, é porque tó no hospital! hehehe)

    Tenho que treinar muito nas acrobacias!!!

    ResponderExcluir
  9. Coral Abadá12/06/2011

    Opá, Psico, tudo bem?
    Mais uma dúvida: exercícios de hipertrofia podem atrapalhar a flexibilidade dos ombros? Quando voce diz "fortalecer" está se referindo a exercícios com elásticos, ou aqueles que utilizam o peso do próprio corpo (flexão, por exemplo) ou a exercícios com halteres etc...

    Abração!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Oi Coral, tudo bom?
    Já olhou o tamanho dos ombros dos ginastas?
    Pois é! E muitos são flexíveis de ombros.
    Mas tem que alongar também, né? SEMPRE!
    Assim mesmo, com letras maiúsculas! Porque alongar de vez em quando ou mais ou menos... vai te dar um resultado mais ou menos também! Hehehehe!
    Você pode fazer exercícios com elástico, com o peso do corpo e com halteres! Quanto mais variado o teu treino melhor, pois o corpo responde diferente para estímulos diferentes! ;)
    E alooooonnnngaaaaaaaaa!

    Abração Coral!
    Se ficou com alguma dúvida "prende o grito", como a gente costuma dizer aqui no Sul!

    ResponderExcluir
  11. Coral Abadá12/07/2011

    Valeu, Psico!

    Se não for pedir muito: voce poderia postar uma série de alongamento para os ombros? Ou então dar umas dicas sobre isso... Fiz uma busca na net e encontrei poucos exercícios de alongamento específico´-- encontrei somente dois ou tres exercicios utilizados para alongar e aquecer antes dos treinos de hipertrofia.

    Brigadão...

    ResponderExcluir
  12. Claro Coral!
    Faço sim!
    Só acredito que vai demorar um pouco.
    Mas faço sim!
    Já viu os posts sobre alongamento?
    Tem 2 deles sobre como melhorar a ponte, com exercícios de alongamento para os ombros. Para fazer sozinho e em dupla! ;)
    Abração!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo12/14/2011

    Olá, eu sou o Kaique, gostei mt do tutorial mas eu tenho uma dúvida. Na hora do salto, em que meus pés saem do chão, eu me jogo pra cima ou pra tras?? Ah e gostaria de algumas dicas pra perder o medo de me jogar pq sem a parede eh mt dificil. Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Oi Kaique, tudo bom?
    Nesse movimento do arco não tem salto... Pelo menos não algum que tu tenha que te jogar para cima ou para trás. Você só vai saltar quando as mãos já estiverem no chão.
    Para o movimento com salto (flick) aguarde o próximo tutorial.
    Abração!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom amigo, conheci seu blog faz pouco tempo e tenho gostado muito dos seus post e tutoriais, uma ótima iniciativa pois esse é um conteúdo escaço na internet, sou iniciante no treino de acrobacias e seus tutorias estão ajudando bastante meu desenvolvimento, quando lhe convir gostaria de algumas dicas para o mortal parafuso, comecei a treinar de forma errada agora estou bloqueado para esse tipo de movimento.
    Grato!

    ResponderExcluir
  16. Oi galera do Insane Team!
    Sempre bom saber que os tutoriais ajudam o pessoal! :)
    Quanto ao mortal parafuso, vamos lá:

    Onde você acha que erra o seu mortal?

    Você faz, mas faz da forma errada ou você não consegue fazer?

    Abração!

    ResponderExcluir
  17. Ahh! E dei uma olhadinha no vídeo postado no blog!
    Bem legal!

    Abração!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo3/16/2012

    psico faz um tutorial da folha parafuso (aquele golpe do besouro que ele gira deitado no ar) vlw adoro teus tutoriais to aprendendo muito.

    ResponderExcluir
  19. Já tem. Procura aqui no site o tutorial da andorinha! ;)
    Abração!

    ResponderExcluir
  20. Anônimo4/03/2012

    Olá, eu sou o Kaique. Eu tenho boa flexibilidade e boa força nos ombros tbm, mas há algo errado com meu arco pq quando meus braços tocam no chão eles ficam dobrados e isso faz com que eu bata a cabeça no tatame, e em vez de um arco sai tipo uma cambalhota pra trás. Será que isso é apenas medo mesmo? Poderia me dar alguma dica ou exercício pra isso não acontecer mais? Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Kaique, tudo bom?
    Procure manter os braços estendidos durante todo o movimento. Assim, ao tocar no solo ficará mais difícil bater a cabeça! ;)
    Procure manter-se sempre olhando para as mãos.

    Isso deve ajudar. É sempre difícil dar dicas sem poder olhar o movimento, mas acredito que essas duas dicas possam lhe ajudar.

    Abração!
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  22. Olá Psico eu consigo fazer o arco de todos os modos que você colocou nos dois videos mais não consigo passar pro otro lado, eu jogo a perna mais ñ chega nem na metade só sai um pouquinho do xão por favor mim ajude ???

    ResponderExcluir
  23. Olá meu amigo, tenho que lhe dar os parabéns pelo blog. Achei SENSACIONAL, tenho uma CIA de Dança evangélica e queremos nos aperfeiçoar a cada dia, em busca de conhecimento e táticas para melhorar o alongamento encontrei o seu blog com MUITA coisa boa, coisa que vou mostrar a todos para tomarem como tarefas diárias de alongamento. Parabéns pela dedicação e vontade de ajudar as pessoas, estarei seguindo os tutorias de alongamento e tentando fazer o arco. Tenho muito medo ainda de manobras arriscadas, sempre fui louco para fazer mortal e etc mais o medo sempre falou mais alto, com esse arco e o exercicio acho que aos poucos posso ir tentar moldando ele. Queria uma dica sua também de onde comprar esses "colchões" utilizados em treinamentos para ginastica olimpica que é mais grosso, seria muito confortavel para treino. Novamente obrigado meu amigo, Deus seja com você, abraço forte!!

    William Becher

    ResponderExcluir
  24. Oi Adan, tudo bom?
    No tutorial do arco para trás (parte II), aos 2:42 do vídeo, eu passo uma dica para conseguir.

    Outra dica é fazer a ponte e levantar bem a perna, para tentar fazer com que ela suba mais.

    Ou, por último, peça a ajuda de um amigo para auxiliar no movimento! ;)

    Lembrando: se você não consegue um exercício do tutorial, retorne para o anterior!

    Abração!

    ResponderExcluir
  25. Oi William, tudo bom?

    Que legal que você encontrou o blog e ele lhe foi útil!
    Obrigado pelas palavras! Fiquei feliz mesmo! :)

    Quanto aos colchões, você pode encontrar em sites de equipamentos de ginástica como a Gymnova, a Spieth e a eurotramp.

    No brasil conheço essas duas:

    www.rampazoesportes.com.br

    www.tecsport.com.br

    Abração!

    ResponderExcluir
  26. Anônimo7/27/2012

    psico desse movimento da pra fazer o flick??
    bgdao gui aki

    ResponderExcluir
  27. Oi Gui, tudo bom?
    Ajuda, mas não é necessário.

    Abração!

    ResponderExcluir
  28. Matheus (que fez a pergunta sobre arco em outro post)!
    Releia a resposta dada ao Alf, em um dos primeiros comentários desse post.

    Além disso, falando mais especificamente sobre o chute agora, o chute da perna deve ser sincronizado com o pulo com a perna de apoio! ;)

    Abração!

    ResponderExcluir
  29. Psico ja faz um tempo que to treinando as bases do mortal chutado e do rodante ja estou com bem impulso mais na hora do salto tenho medo tem como da uma força irmao ?

    ResponderExcluir