12 de março de 2011

TUTORIAL - MORTAL CHUTADO

Tcharammmm, mais um tutorial!!

Esse ficou bem simples, objetivo e são poucas as dicas. Esse é um salto que é mais coragem do que técnica.

Mais ou menos assim: Chuta tudo o que der e fecha os olhos, hehehehe!!!

Tô brincando, né?! Não vão fazer isso! Se fizerem... gravem e me mandem o vídeo depois, hahahaha!!
Vamos aos detalhes:

Acho importante a pessoa já saber fazer o mortal parado para aprender esse movimento, embora algumas pessoas aprendam esse movimento antes.

Reparem bem na passada mostrada no vídeo. Tem gente que, antes de fazer o mortal, acaba dando um "pulinho para embalar". Evitem isso! Esse movimento acaba trancando um pouco o movimento da perna e tirando a fluidez do movimento

Também é importante lembrar de "chutar para dentro"...

O que ser "chutar para dentro"?

Olhem o vídeo: reparem como faço o movimento e finalizo bem próximo do ponto de partida. Isso é muito importante para manter o eixo durante o movimento. Para isso, o primeiro passo é dado na diagonal e o chute é feito como que circulando o pé de apoio. Esse detalhe é dos mais importantes. Recomendo olhar com muita atenção esse momento no vídeo, cuidando detalhes como o posicionamento dos pés e enquadramento do corpo ;)

Uma coisa que muita gente esquece, e que faz muita diferença, é o uso dos braços. Em todos os movimentos de salto, os braços são usados como alavanca. Use-os para conseguir subir mais. Mais uma vez: olhe o vídeo prestando atenção a + esse detalhe!

E por último, o detalhe mais importante de todos!

O mortal chutado não tem esse nome porque é bonito. Tem que chutar MESMO! Se chutar a perna e desistir no meio, provavelmente você não vai morrer, mas nunca vai conseguir fazer o mortal chutado... nunca MESMO!! Tem que chutar e seguir chutando até chegar no chão. Quanto mais a perna se aproximar do peito melhor.

Uma das coisas que digo para os meus alunos, quando eles estão quase conseguindo fazer o mortal chutado é:
- Quando a perna está quase chegando no chão e você tá levando a mão para o chão, é porque tá com medo! Repete o movimento, igualzinho, e, quando estiver chegando, quando pensar em colocar a mão... tira a mão e segue chutando a perna, que ela vai chegar no chão antes da tua mão... e da tua cara também!

Bom, essas são as dicas... espero que tenham gostado.
Grande abraço, fiquem com Deus!
Até amanhã!


39 comentários:

  1. Eita agora vai, vai ou morre tentando, para eu esse é o movimento vai da hora da capoeira, vamo ver se eu consigo fazer agora, valeu pelo tutorial, muito bom.
    perguta:
    Qual é a chance do cara quebrar o pescoço fazendo isso?

    ResponderExcluir
  2. Dá-le Cabral!
    Respondendo tua pergunta: nunca vi ninguém morrer arriscando um mortal chutado. A pergunta que eu te faço é a seguinte: já faz o mortal parado? Não o chutado, o grupado mesmo, o mais simples... É uma boa começar por ele, para só depois arriscar o chutado (na minha opinião). Se você já faz o mortal parado... vai tirar esse chutado até de olhos fechados... mas na dúvida começa com os olhos bem abertos, tá? Hehehehe!! Pode treinar sem medo! ;)
    Se assistir aos vídeos do Partoba (tá aqui no blog) vai ver que tem que cair muuuuito feio para quebrar o pescoço! Os caras caem de cabeça e já saem caminhando! Hehehehe!
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fasso mortal chutado y nao é tao dificil

      Excluir
    2. Eu fasso mortal chutado y nao é tao dificil

      Excluir
  3. Anônimo3/14/2011

    caralho, esse movimento tem que ser dificil de fazer pra mim! hehehe

    uma coisa cara, você falou que se sabe fazer o mortal parado, esse sai mais facil, e que o mortal parado é mais simples, não? pois então vai ter que fazer um tutorial de mortal parado pra a galera como eu! hehehe

    grande abraço Psico!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa Alf!
    Vou filmar hoje mesmo e edito durante a semana! Quero ver todo mundo pulando!! :)

    Abração!
    Obrigado pela dica! ;)

    ResponderExcluir
  5. Muito legal seus tutoriais... eu salvo tudo no computador pra ver se consigo fazer ..repito varias vezes...rs Um dia fico bom..rs

    Uma sugestão de alguns movimentos que você poderia passar como tutorial é um movimento chamado 'Xango'... acho que é isso e o 'aú giratória' que não sai de jeito nenhum. rs Talvez o Escorpião tbm...

    Abraçãoooo

    ResponderExcluir
  6. Fala Fox!
    Dicas anotadas!
    Valeu pelos elogios e confiança no meu trabalho!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. psico,
    não é que eu tenha medo...(é sim)
    mas é que eu adoro meu pescoço...hahaha
    agora sem brincadeira...
    vc axa que se eu começar o mortal parado sozinho sem nenhum amigo, eu tenho chançe de conseguir?
    é um dos meus sonhos fazer um mortal na roda....
    kkkkk
    abração...

    ResponderExcluir
  8. Eliel!
    Chances você tem, lógico. Mas é complicado te dizer o quanto isso é arriscado ou não, sem saber como você salta, qual é a sua condição física, o quanto você treina...
    Eu aprendi mortal sozinho também. O importante é você saber o seu limite. Quando me senti preparado para arriscar eu arrisquei. Caí alguns tombos já. Algumas vezes me machuquei feio. Outras vezes caí e não aconteceu nada!
    Bom senso é a melhor palavra nessas horas! ;)
    Bons treinos!
    Abração!

    ResponderExcluir
  9. psico eu consigo mortal chutado e não consigo mortal parado por q será emmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm............ brincadeira heheheheheheheheheheheheheh

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9/11/2011

    queria saber aonde voce da aula , tenho medo de tentar sozinho !

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Sou de Porto Alegre e dou cursos para outras cidades.
    Querendo maiores informações me manda um e-mail:

    psicocapoeira@gmail.com

    Abração!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9/28/2011

    Aee vélho blz !
    Seguinte eu vi os tutorial do mortal parado e do chutado , na minha visão acho que o mortal chutado é mais facil , pois vc tem o impulço do chute pra girar o corpo ..
    Hehehe to tentando aki o mortal parado pra trás
    mt boms teus videos ja aprendi mt coisa , Abraços cara

    ResponderExcluir
  13. Valeu irmão! ;)
    Bom saber que os vídeos tem ajudado!
    Abração!

    ResponderExcluir
  14. cara eu ainda fico com medo onde seria o lugar certo pra fazer isso ?

    ResponderExcluir
  15. Depende... pode ser no colchão ou na areia, que são lugares mais fofos. Mas tem gente que prefere a grama, por ser um lugar onde o pé não afunda muito.
    Boa sorte e bons treinos! ;)

    ResponderExcluir
  16. Anônimo10/07/2011

    Eae Psico,
    eu to sempre acompanho seus tutorias são muito bons.. jah até comentei no tutorial do Helicóptero q esta bem melhor do que antes nao to caindo mais de negativa agora estou caindo certo mas preciso me equilibrar mais no final do movimento kkk.. enfim , gostei muito desse tbm, to quase conseguindo mas sempre coloco a mão com medo as vezes ela só chega a relar no chao :S só tenho q perder o medo agora.. Ei Queria pedir um tutorial pra vc , Se vc puder fazer um do Cork me ajudaria muitooo!! eu tenho uns videos aki qualquer dia eu mando para vc dar uma olhada, hj mesmo vo filma mais 1.. hehehe
    Vlww pela Atenção ai
    Flwss Abraço.. continue assim Otimos Tutoriais

    ResponderExcluir
  17. Parabéns! O helicóptero é um movimento que muita gente desiste de treinar por não ver evolução... só que persiste muito persevera!
    Boa sorte no mortal chutado! É um movimento que gosto muito de fazer!
    Pode deixar que farei o tutorial do cork, assim que possível! ;)
    Obrigado pelos elogios!
    Abração!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo11/01/2011

    eae psico
    oq eu estou fazendo errado
    quando eu chuto o mortal´eu caio com a mao tipo se eu estivesse jogando um aú agulha quando eu caio oq eu posso fazer pra dar certo o movimento

    ResponderExcluir
  19. Para não chegar com as mãos você tem que chutar a perna do início ao fim do movimento. Se pensar em levar a mão para o chão você vai acabar deixando a perna para trás, deixando o chute mais fraco, parando o giro.
    Chuta forte e mantém assim até o final!

    ResponderExcluir
  20. we ai psico olha só esse cara ele é mt bom em mts coisas :http://www.youtube.com/watch?v=8M9fMy00ZeY

    ResponderExcluir
  21. Oi Felipe!
    PÔ! Só vi agora teu comentário! Postei esse vídeo esses dias, mas acho que tu já havia mandado o comentário.
    Tá te antecipando nas postagens do site, hein? Hehehehe!
    Vou botar os créditos pra ti lá no post! ;)
    Abração!

    ResponderExcluir
  22. Psico eu queria saber se alguém q nunca treinou mortal poderia começar com o chutado, ou se teria um mortal mais simples para aprender antes dele. e outra duvida: na hora de dar o mortal chutado tem q jogar primeiro a perna direita ou a esquerda?
    se puder me responder ficarei agradecido. vlw

    ResponderExcluir
  23. Oi Teófilo, tudo bom?
    Pode começar com o chutado sim. Tem gente que prefere.
    Eu aprendi primeiro o mortal parado, grupado. Achei mais fácil esse caminho, o que não quer dizer que seja o único nem o melhor! ;)

    Quanto à perna que você chuta primeiro depende... tem que chutar aquela que você se sente mais confiante. É como perguntar: chuto a bola com a direita ou esquerda? Depende de que perna você acha que chuta melhor! ;)

    Abração, bons treinos!

    ResponderExcluir
  24. cara eu tambm gostari q tu postace um tuto de mortal parado pq pra mim o parado e impossivel ja o chutado eu chego perto
    o unico problema e q eu levo a mao...

    ResponderExcluir
  25. Oi Abú!
    O tutorial do mortal parado já tem.
    Procura aí que tu acha!
    Abração!

    ResponderExcluir
  26. Anônimo2/23/2012

    é mais facil q o folha seca, tipo pra mim ? que não sei mut de capoeira ?

    ResponderExcluir
  27. Aí depende do que é o folha-seca pra ti, pois as acrobacias tem esse problema. Diversos nomes para um mesmo movimento. Se for aquele giro na horizontal, que eu chamo de andorinha, acho mais fácil o mortal chutado. Mas isso é de cada um, né? Acho que os dois tem o mesmo nível de dificuldade...

    Na dúvida treina os 2! Hehehehehe!
    Abração!

    ResponderExcluir
  28. Como tirar esse "mortal chutado" parafuso?

    ResponderExcluir
  29. Oi Ws! Tutorial em breve! ;)
    Abração!

    ResponderExcluir
  30. Psico eu consegui evoluir o meu aú para o aú parafuso kk íncrivel mano

    ResponderExcluir
  31. Oi Psico, certa vez eu tava treinando com uns amigos meus que já sabem fazer mortal. Eles tentaram me ensina a fazer, primeiro eu tentei o chutado e considerando que era a primeira vez que eu tive coragem de tenta fazer o mortal eu me surpreendi ja que faltava pouco pra eu cair de pé(eu tava tipo caindo de joelho) e como eu olho direto os seus tutoriais e ja tinha visto o tutorial do mortal parado milhões de vezes, tentei fazer o mortal parado... e cai de cara na areia :p ... o que eu posso estar fazendo de errado no mortal parado?

    ResponderExcluir
  32. No mortal parado, vc tem q impulsionar seu corpo para cima, com auxílio dos pés e das mãos. Nunca tente pular para "traz" e sim para cima. Dobre os joelhos(para pegar impulso pra cima), abaixe o peito e coloque as maos para traz, quando for pular impulsione os braços para cima (a velocidade dos braços auxilia o corpo a virar). Tente e tente, o segredo é tentar e tentar ate conseguir.

    Obs: Sei dar mortal parado(ja tenho dominio) e chutado(não tão bem como o parado, mas sei)

    ResponderExcluir
  33. Po psico mt bom me amarro nos seus tutoriais eu so tenho medo de mandar na grama e o meu chutado eu to fazendo pro lado pq eu mandei no areiao pra tras mais ja perdi a pratica abraços

    ResponderExcluir
  34. Anônimo12/30/2013

    Pow cara, seus ensinos são muito bons, mais eu tenho medo de mais, o que vc me diz para eu perder meu medo?

    ResponderExcluir