21 de março de 2011

DICAS DE NUTRIÇÃO

Percebi que o pessoal gosta muito das postagens sobre alongamento e exercícios. Esses dias alguém veio me perguntar dicas sobre a alimentação... esse é um fator muito importante no treinamento, e na vida também!

 
 Como não sou da área, pedi para minha amiga Isabel Barzoni, nutricionista, listar algumas dicas importantes para quem faz atividade física.

Abaixo, mais esse presentaço para vocês!
Desfrutem das dicas e bons treinos!
Abração,
Psico

Antes
*** A alimentação balanceada e a atividade física são muito importantes para a saúde e bem estar das pessoas. Alimentar-se corretamente antes de qualquer atividade física tem dois objetivos: evitar fome e cansaço, e manter os níveis de glicose adequados para os músculos poderem utilizá-la como energia.

- É importante fazer sempre uma refeição ou lanche antes de se exercitar. Nunca fique em jejum, mas também não vá de barriga cheia, uma vez que os dois extremos atrapalham o rendimento na atividade.

- Outro ponto importante é: tenha cuidado com alimentos ricos em açúcar e com os de alto índice glicêmico (mel, balas, doces e refrigerantes). Eles podem causar um aumento rápido da glicose sangüínea, provocando uma resposta imediata da insulina. Como conseqüência, você pode ter hipoglicemia e sensação de fraqueza durante o treino.

- Se antes da atividade física você for fazer uma refeição grande, coma até duas horas ou duas horas e meia antes. Priorize carboidratos (arroz, feijão, macarrão, batata, etc), sem esquecer da proteína (mas não exagere!). Evite a gordura, pois ela atrapalha a digestão, podendo prejudicar o treino.

- Se for fazer uma refeição pequena, como um lanche, faça-a no máximo uma hora e meia antes do exercício, para que o alimento possa fornecer energia aos músculos. A melhor opção são os carboidratos, fontes de energia por excelência: pães, torradas e biscoitos integrais, frutas, barras de cereal, etc.

Depois
- Para a recuperação muscular, é importante não demorar a comer depois do treino. Tente se alimentar até 30 ou 40 minutos após a atividade e depois, faça pequenas refeições de três em três horas. A melhor recuperação pós-treino é feita com carboidrato e proteína, essenciais para recompor os músculos. Se a alimentação não for adequada, há maior chance de fadiga e cansaço muscular, além da perda de rendimento nos próximos dias de exercício.

- Por fim, não esqueça que a nutrição não diz respeito apenas aos alimentos, mas também à hidratação. É importante tomar cerca de 150ml de água a cada 15 minutos para evitar a desidratação. Dependendo do tempo de treinamento e do objetivo pessoal, pode-se optar também por bebidas energéticas para fornecer energia aos músculos que estão sendo acionados.


Nutricionista Maria Isabel Mascia Barzoni – Especialista em Nutrição Clínica e Esporte. 
Personal Diet  CRN 8180





2 comentários: