20 de dezembro de 2010

GRANDES ACROBATAS DA CAPOEIRA - PROFESSOR ESQUILO

Eis aqui o meu primeiro ídolo na capoeira! Minto! Foi o segundo... o primeiro foi um capoeirista lá de Uruguaiana, o Koreano. Mas o Esquilo foi o primeiro cara que eu admirei muito através de fitas de vídeo. Além da admiração, foi um cara que sempre me inspirou e me espelhei nele em muitas coisas! O que mais gostava (e gosto) no jogo dele é a rapidez de raciocínio, junto com a capacidade de improviso, fazendo sempre coisas que ninguém espera (pelo menos os adversários no jogo). Mas nem vou gastar saliva aqui... vocês vão ver tudo isso nos vídeos abaixo! Com vocês, Professor Esquilo:


Esse foi o vídeo que o projetou para o mundo! A reportagem que a SporTV fez durante os primeiros Jogos Mundiais de Capoeira, realizados pela Abadá-Capoeira, no Rio de Janeiro. O Esquilo, na época apenas um aluno graduado, bagunçou com muita gente, classificando-se para a final, onde jogou muito bem! Foi onde eu vi essa fera jogar pela primeira vez. Cada jogo tem um lance, uma sacada... que para mim é coisa de gênio! Mais vídeos dos Jogos Mundiais de 1997? Ok... aqui vão os links:

Jogos Mundiais 97 - 1
Jogos Mundiais 97 - 2
Jogos Mundiais 97 - 3

Jogando com uma criança. Variação de movimentos e muito controle do corpo. A continuidade do jogo (não confundir com continuação) também é muito boa! 

Jogo de São Bento Grande. Mostrando o seu lado "abusado"! Hehehehe!! A banda de letra com gancho foi muito no tempo! 


Jogo de Benguela. Passando por cima do Pererê de aú. Muito feeling! Joga muito!!

Jogo com o Professor Brucutu. Passagem de flick, escorpião... o Esquilo está sempre tirando uma carta da manga! Muito bom jogo!

Roda de professores e instrutores da Abadá na Europa. A imagem não está das melhores, mas dá para ver o jogo numa boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário