21 de setembro de 2010

TUTORIAL - RAÍZ / AÚ PALHAÇO

Fiquei pensando em que nome colocar no post, pois essa é uma acrobacia com diversos nomes. E como no tutorial anterior a Venusiana havia dito, em um comentário, que conhecia o movimento por outro nome, fiquei na dúvida de qual nome seria mais conhecido.

Na dúvida coloquei dois, hehehehe!

Acrobacia no geral tem isso né? Varia o nome de região para região, de grupo para grupo... Já vi tanto nome para uma mesma acrobacia... alguns até muito criativos! Tem gente, por exemplo, que chama esse movimento de macaco em pé (acho que por ser o mesmo movimento para trás, que lembra o do macaco).

Espero que um dia haja uma nomenclatura única para acrobacias e golpes da capoeira, pra facilitar a comunicação e aprendizado dessa belíssima arte. Mas deixemos os nomes (um pouco) de lado!

Bom... então... lá vamos nós para mais um tutorial!!

E pensando em melhorar cada vez mais achei que seria interessante ter, além do vídeo, uma explicação escrita também (para quem é deficiente auditivo também conseguir tirar o máximo proveito dos vídeos).

Outra mudança, já feita no Tutorial da Queda de Rim, foi a de colocar todo o tutorial em um único vídeo, com explicações e variações. Vamos então à explicação desse novo tutorial da Raíz:

Os dois momentos mais importantes desse movimento são as transições entre a posição inicial e a passada e entre a passada e o chute.
  • A posição inicial é a posição da ginga ou, para quem não é da capoeira, manter uma perna na frente e a outra atrás. Vamos usar na explicação a perna direita posicionada atrás.
  • Partindo da posição inicial, a perna direita dá um passo (grande) para frente, ao mesmo tempo em que baixamos o tronco e a mão direita aproxima-se do solo (mas sem tocar).
  • A seguir chutamos a perna esquerda e colocamos a mão direita no chão. É muito importante lembrar que a mão só vai apoiar no chão depois que a perna esquerda passar da perna direita, pois antes disso vai dificultar a execução do movimento. Após o apóio da mão direita a perna esquerda segue chutando e a mão esquerda vai também sendo apoiada no chão e só depois disso que a perna esquerda vai chegar no chão.

OBS: A parede da sala onde foi gravado o vídeo havia sido pintada recentemente (de branco) e quando fui mostrar as variações tive uma certa dificuldade em realizar o movimento, com medo de sujar a parede... hehehehehe!!

Mesmo assim resolvi deixar no vídeo, pois achei até engraçado... hehehehe!!

Espero que tenha gostado. Tem sido bem legal gravar os vídeos e sempre fico pensando em qual poderia ser o próximo movimento a ser explicado aqui na seção dos tutoriais.

Grande abraço, fiquem com Deus!

Um abraço especial para o Zaca, que sempre me dá um feedback dos tutoriais e tá me pedindo um do Bananal faz tempo também, hehehehe!!


20 comentários:

  1. Eu vi que vç também é professor de educação física.Eu gostaria q vç me desse uma dica,quero aprender a cair na ponte e voltar,só q sou muito duro e não consigo.Vç não me passaria alguns exercicios para melhorar a flexibilidade no tronco.Comprei até uma bola de pilates para ajudar.Desde já mto obrigado....!

    ResponderExcluir
  2. Não é a primeira vez que fazem esse pedido. Vou postar um vídeo com alguns exercícios para se fazer que vão te ajudar! ;)
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/14/2011

    gostei muito desse tutorial!

    vou tentar fazer pra o lado pra onde me sai o macaco, que acho que sera o mais facil! hehehe

    muito obrigado Psico! abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Isso! Esse é o lado correto. Aí dá para fazer algumas variações como ligar o "s" dobrado com o aú palhaço, por exemplo! ;)

    ResponderExcluir
  5. psico a minha raiz sai tipo eu fasso o comesso sertinho e a rai´s sai no aú de lado e nção de costas tu poderia me diser no q eu to errando

    ResponderExcluir
  6. Provavelmente está colocando a mão muito cedo no chão. Deve primeiro chutar a perna , para só depois levar a mão ao solo. Cuida também para o quadril não rodar. Mas o 1º detalhe que te falei (da mão) é o mais importante.

    ResponderExcluir
  7. ZheneLakers9/26/2011

    Eae manooo.Voooltei faz tempo q eu nao vinha aki ne,era pq eu tava praticando o AÚ normal fiquei focado nisso direto nem foi dificil nao so nao dava uma coragenzinha mas ae eu encarei e consegui fui aperfeiçoando(eu axo q e assim q escreve).Mas pra fazer esse movimento precisa aprender so o AÚ ne?

    ResponderExcluir
  8. Ahammm!
    Fazer o macaco também ajuda!;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou graduado malcriado de RJ poderia me dar aulas de movimentos pago o que for preciso amigo

      Excluir
    2. Olá Wallace!
      Entre em contato pelo e-mail psicozone.contato@gmail.com
      Aí conversamos melhor sobre as aulas.

      Grande abraço,
      Psico

      Excluir
  9. ae veio ,da hora teus tutoriais consegui fazer esse movimento devido as dicas que vc disse aqui, principalmente a de manter a perna chutando. vo tentar outros movimentos, grande iniciativa falow

    ResponderExcluir
  10. Valeu Bigode!
    Muito obrigado! Espero que consiga aprender muitos outros movimentos! Se tiver alguma idéia de um movimento para ser feito um tutorial é só dizer! ;)
    Abração!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo12/05/2011

    da pra posta tbm um tutorial fazendo macaco ??
    eu tenhu um poco de dificuldade nele >.<

    ResponderExcluir
  12. O tutorial do macaco já está postado aqui no site. Procura ele entre os tutoriais! ;)
    Abração!

    ResponderExcluir
  13. Amigo realmente esta ótimo suas aulas preciso voltar com flexibilidade pode postar os exercícios.

    ResponderExcluir
  14. Oi Cristiano, tudo bom?
    Procure pelos exercícios de flexibilidade aqui no blog mesmo. Abração!

    ResponderExcluir
  15. Ri posta um video me ensinando a tirar um mortal palhaço e um helicoptero aquele que vc postou nao deu para entender....... obr

    ResponderExcluir
  16. Anônimo1/24/2013

    eu ainda não sei bem capoeira mas eu sei ginga e a maioria dos golpe eu queria aprende a raiz mas o runhe e que eu só duro de mais você poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  17. Anônimo5/13/2013

    Meu aú raiz está saindo como um aú simples, pois quando eu chuto a perna de trás a outra perna(de apoio) gira para o lado e sai o aú simples, e não consigo jogar meu corpo pra trás sem girar a perna.

    ResponderExcluir
  18. Quero aprender o helicóptero mais estou sem jeito de fazer

    ResponderExcluir