23 de setembro de 2010

TUTORIAL - PARADA DE MÃOS E CABEÇA

Esse tutorial é de um movimento bem simples, porém fundamental para quem está dando os primeiros passos na acrobacia. A parada de mãos e cabeça é muito importante para ter uma boa noção de postura e equilíbrio para fazer depois a parada de mãos.

1. O primeiro passo é a base que, assim como na queda de rins, tem 3 apoios. As 2 mãos (paralelas) e a cabeça, que vai mais à frente, formando um triângulo. Os braços devem formar um ângulo de 90º, fazendo com que os cotovelos fiquem exatamente em cima das mãos. Se os cotovelos ficarem fora desse ângulo facilmente irão afrouxar na hora de apoiar o joelho em cima do cotovelo.

2. O próximo passo é exatamente esse! Apoiar os joelhos em cima dos cotovelos. Tem gente que prefere apoiar a parte interna na coxa (do lado do joelho) ao invés de apoiar exatamente o joelho (vai da forma que sentir mais confortável e seguro). Porém, é bom frisar que, para deixar essa postura mais "leve", o quadril deve subir, para tirar o peso das pernas.¹ Quando conseguir permanecer nessa posição por alguns segundos (sem o apoio dos pés no chão) é hora de passar para o próximo passo.

3. Agora tente tirar os joelhos de cima dos cotovelos! Muito importante deixar as costas retas para só depois subir mais a perna. Isso porque, ao tentar subir as pernas sem preocupar-se primeiro em deixar as costas alinhadas, você vai acabar virando uma cambalhota. Então, repetindo: tirar o joelho de cima do cotovelo, arrumar a postura das costas (a perna vai subir um pouco mais) e só depois disso, terminar de subir (devegar, para manter o controle).

Uma coisa legal de fazer é começar fazendo o movimento com apoio da parede, para ir sentindo a postura do corpo estendido sem ter aquele receio de passar do ponto e acabar caindo de costas ou rolando.

Depois, tentar executar a acrobacia com o corpo bem próximo da parede, porém sem encostar. Assim, no caso de errar a postura, você vai acabar encostando na parede e poderá corrigir o movimento sem a queda.

Quando já estiver com a parada de mãos e cabeça dominada (sem a parede) pode-se mudar esse exercício subindo da parada de mãos e cabeça para a parada de mãos!;) Depois pode fazer esse exercício de subida sem a parede também (assim como mostro no vídeo).


As variações mostradas foram poucas... não me prolonguei muito. Hehehehehe!! Mas acho que deu para entender bem, né?

O mais importante nas acrobacias que são estáticas e exigem equilíbrio é consciência corporal. Por isso, vale lembrar: Respire e faça o movimento sem pressa de subir. O caminho é longo, mas o resultado compensa.

Espero que tenham gostado!
Grande abraço, fiquem com Deus!

¹Isso é percebido no vídeo. Aos 0:58 do vídeo o quadril está baixo. Já no 1:02 o quadril já está mais alto, com as costas alinhadas.

30 comentários:

  1. ZheneLakers8/08/2011

    Aprendi isso a tempos
    Desde a primeira vez q vim aqui nesse blog.E fasso bem direitim e agora e q eu to conseguindo levantar as pernas pra cima.

    ResponderExcluir
  2. ZheneLakers!
    Tempão que não dava as caras por aqui, hein? Hehehehe!
    Feliz de saber que aprendeu aqui o movimento.
    E tem aprendido novos movimentos por aqui também?
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. ZheneLakers8/15/2011

    Vo tentando.Mas assim os que eu tenho mas interesse mesmo sao os saltos.Mas eu acho q tivese o outro exercicio de equilibrio axo q eu conseguia,tirando a parada de mao.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o tutorial! sou praticante de parkour e preciso mais de força para levantar as pernas sem encosta-las no joelho! Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruno! Tudo bom?
    Para conseguir isso procure se concentrar em subir o quadril, encaixando ele primeiro. Depois disso é que você vai pensar nas pernas. O segredo é: o quadril, que está mais alto, puxa a perna e não o contrário! ;)
    Vê aí se a dica ajuda!

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Oi Psico , muito bom , eu Pratico Le Parkour a 2 anos , tenho 13 anos e ja passou pela minha cabeça tentar fazer acrobacias mais sempre tive medo ,eu consigo colocar os joelhos no cotovelo , e tambem com um pouco de força consigo levantar as pernas , mas falta o equilibrio e as vezes eu caio de costas , mas ai eu to fazendo na parede , como eu consigo me equilibrar para não cair

    ResponderExcluir
  7. CONSEGUIII SIIIMMM HAHAHA
    UHULLL , TENHO QUE USAR UM POUCO A FORÇA DAS MÃOS PRA SE EQUILIBRAR HEHE
    AGORA VAMOS A PARADA DE MÃOS...HEHE...

    ResponderExcluir
  8. Isso mesmo Flávio!
    Legal que você conseguiu antes mesmo de eu te dizer qualquer coisa! ;)
    Parabéns pelo sucesso!
    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4/13/2012

    eh mais dificil do que eu pensava!! vendo vc fazendo parece facinho, mais tentando ao vivo eh bem dificil!! queria saber mais ou menos o tempo que demora pra aprender isso ate chegar na parada de maos, em uma semana ja ta dominado??

    ResponderExcluir
  10. Isso depende de diversos fatores como:

    Experiência
    Força
    Flexibilidade
    Desenvolvimento motor
    Tempo de treino
    Dedicação...

    ...entre outros!

    Pode demorar semanas ou meses... ou anos!

    O importante é treinar, sempre!
    Buscando sempre mais informações e procurando perceber onde estão os erros, para poder corrigi-los! ;)

    Espero ter ajudado.

    Abração!

    ResponderExcluir
  11. nossa comecei apouco tempo a tentar uns movimentos assim comecei com este nem comsigo fazer "estrelinha " ate consigo fica em "pé" so que com os braços apoiados no chao se me entende! este movimento consigo até a parte de tirar os pes do chao o ruim é acertar a posiçao das maos !é até engraçado quando tento levantar mais as pernas o tronco pende pra frente e viro cambalhota! kkkkkk!

    ResponderExcluir
  12. ate consegui ficar em pe so que com uma almofada abaixo da cabeça sem a almofada ainda ta dificil !

    ResponderExcluir
  13. Leonardo Barcellos5/09/2012

    Tenho que fazer um trabalho sobre parada de tres apoios ... To sendo perguntado sobre plano , eixo e movimento
    tenho duvida sobre o que é isso . Quais sao os musculos envolvidos .

    Obrigado pela atenção
    abraços

    ResponderExcluir
  14. Oi Adriano, tudo bom?

    Para conseguir "tirar as mãos" na estrelinha você deve tentar fazer o movimento com mais velocidade, deixando-o mais leve.
    Quando finalizar o movimento com as mãos no chão, tente empurrar o chão, adquirindo assim, força para levantar mais rápido.

    Já na parada de mão se cabeça, quando você está com os joelhos apoiados nos cotovelos, as costas acabam ficando curvadas. Quando você tirar o apoio dos joelhos nos cotovelos, tente trazer o quadril novamente para cima da cabeça à medida que a perna vai subindo.

    Isso vai fazer você manter o equilíbrio durante a subida e te colocar na posição certa! ;)

    Abração!
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Leonardo, tudo bom?
    Aqui vai um link falando mais sobre eixos e planos:

    http://cinesiologiaemfoco.blogspot.com.br/2009/10/planos-e-eixos-de-movimento.html

    Esse é um trabalho de cinésio? Não vai querer que eu faça ele para ti, né? Hehehehe!
    Teu professor não ia gostar muito disso!

    Só uma dica: Tem os músculos que ajudam na estabilização do movimento e aqueles que estão fazendo "a força".

    Abração!

    ResponderExcluir
  16. Leonardo Barcellos5/10/2012

    é um trabalho pra ginastica artistica ...
    Só que to no primeiro periodo e pelo poco de conhecimento que tenho . Os musculos envolvidos seria o triceps , abdomem
    . Mas obrigado pela ajudaa

    ResponderExcluir
  17. Leonardo Barcellos5/10/2012

    eu só nao intendo o que ele quer de plano e eixo na parada de tres apoios .

    ResponderExcluir
  18. OI Leonardo, tudo bom?
    Conseguiu fazer o trabalho?
    Os músculos envolvidos tem que ser os da estabilização do movimento ou da musculatura envolvida para lançar também?

    Abração!

    ResponderExcluir
  19. Junior6/28/2012

    De todos os seus tutorias só consegui fazer esse, rs.
    Mais parabéns, adorei todos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Junior, tudo bom?
    Que legal que conseguiu pelo menos esse! :)
    E a estrela, já sabe fazer?
    E cambalhota (rolo)?
    Além desses dois que citei acima, pode treinar também a parada de mãos. Não precisa fazer tudo em um dia... comece pelos exercícios mais leves e fáceis do tutorial e vá avançando aos poucos! ;)

    Bons treinos!
    Abração!

    ResponderExcluir
  21. psico, sempre que eu tento dói muito a minha cabeça, eu to fazendo alguma coisa errada ou dói mesmo?
    Ah qual é mais facil, essa parada de cabeça ou a queda de rins?

    ResponderExcluir
  22. Dói um pouquinho sim, normal... procure fazer em uma superfície que seja macia, mas não seja mole. Como um tatame, por exemplo! ;)

    A parada de mãoe e cabeça e/ou a queda de rins se equivalem no quesito dificuldade.

    Abração!

    ResponderExcluir
  23. Oi cara de primeira conseguir ja tirar os pés do chão só q eu apoio do lado do joelho com o corpo meio tremendo tenho 1,83 e normal pq sou iniciante?? antecipado valeu peja ajuda (b

    ResponderExcluir
  24. Anônimo6/03/2013

    Ooi Mtu boom eu sei mas queero mtu aprender outros qe sejamm com o corpo para eu poder fazer e ajudar minhas amigaas alguem sabe de outros ? se tiverem agradeço desde jáa

    ResponderExcluir
  25. Anônimo6/08/2013

    Psico Sou Muito Novato Na Capoeira Não sei fazer nem o Aú Pois tenho Medo Por Que Quando Eu Era Menor Queria Virar Um Mortal,Pois cai De Cabeça No Chão, Pois Fiquei desmaiado, Quando Acordei Não me lembrei de nada mas acordei num Hospital, Depois minha mãe disse O Que Aconteceu
    Meu Nome é Wesley Por Favor Me Responda

    ResponderExcluir
  26. Herculano Costa11/09/2013

    Não consigo fazer de jeito nenhum, todas as vezes eu caio, ou faço cambalhota.

    ResponderExcluir
  27. Oi Eliezer Jr, tudo bom?
    Aproveitei sua dúvida para melhorar o texto, que atualizo sempre que possível.
    A estatura não lhe impossibilita de realizar tal movimento, porém, quem é mais baixo normalmente tem mais facilidade para acrobacias.
    No início realmente é normal tremer um pouco os braços. Cuide para ver se está com os cotovelos exatamente em cima das mãos. Esse alinhamento vai ajudar a "firmar" mais, fazendo com que diminua a instabilidade.

    Espero ter ajudado.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  28. Oi Wesley!
    Pois é! Treinar acrobacia pode ser perigoso quando fazemos do jeito errado ou sem orientação. Procure treinar sempre com alguém por perto, ok? ;)
    Bons treinos!
    Abração!

    ResponderExcluir
  29. Oi Herculano!
    Isso acontece bastante... Atualizei o texto e coloquei lá a resposta. Dá uma lida. Creio que vai ajudar bastante.
    Lê na íntegra, já que aproveitei para colocar mais algumas dicas que podem lhe ser úteis.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  30. Psico eu de primeira consegui tirar os pés do chão, fui pra parede e no mesmo dia consegui levantar as pernas.
    Agora eu não passo mais os joelhos no cotovelo eu do um impulsinho e já fico de pernas esticadas...
    minha dúvida é, eu sinto que após eu esticar minhas pernas ao alto o peso do meu corpo não fica mais em meus braços, vai todo pra minha cabeça! isso é normal ou estou fazendo algo de errado?
    Desde já agradeço !

    ResponderExcluir