23 de dezembro de 2010

TUTORIAL - MORTAL PARADO (PARTE 1)

Oi pessoal!
Hoje vou lhes apresentar um dos melhores exercícios para aprender a executar o mortal parado. A única coisa ruim é que é um exercício para ser feito em dupla. Se você já achou o seu amigo para executar os exercícios de ponte, ótimo! Já o intime para mais essa indiada (para ele, pois para você vai ser ótimo)!


Posicione-se ao lado de quem vai executar o mortal, apoiando uma das mãos nas costas do colega.


Em seguida peça para ele executar um salto de extensão (pular verticalmente). A figura mostra um erro que é comum e deve ser evitado. Não precisa abaixar muito para realizar o salto (assim como não precisa abaixar muito para executar o mortal).


Aqui outro erro que deve ser evitado. Ao saltar, buscar subir apenas para cima, sem deslocar o ombro para trás. Quando se executa o mortal isso é mais difícil de se fazer, pois se pensa no giro muito cedo. O problema é justamente esse. Se o giro começa cedo, não dá tempo do corpo subir e o mortal acaba saindo muito baixo.

Aqui o salto sendo executado de maneira (quase) correta. O que vocês acham que está errado? Observem com atenção a figura. Alguém disse ele está olhando para o chão? A resposta está e... e... exata! (Ma oi Lombardi! Ele ganha?) (fim do surto). Isso aí! deve-se olhar para frente! ;)

Após esse primeiro exercício, importante para aprender a saltar da maneira correta para o mortal. passa-se ao movimento de rotação do mortal. Posicione-se agora atrás do colega. Lhe segure bem abaixo das escápulas, no grande dorsal, logo abaixo das axilas. Partindo da mesma posição do exercício anterior, saltar (agora falando de quem está na frente, lógico) e, ao atingir o ponto máximo do salto, agrupar, levando o joelho ao peito, abraçando as pernas.

Quando o movimento estiver mais dominado pode-se inclusive olhar para trás na hora que puxar o joelho no peito e levar um pouco mais para trás o corpo (quem está fazendo o mortal). Quem está auxiliando deve controlar para o colega não passar. Se você está iniciando esse movimento deve colocar um colchão atrás, por segurança!

Até a próxima!

13 comentários:

  1. Muito bom psico e bem detalhado, aguardo ansioso a próxima parte!

    ResponderExcluir
  2. Valeu galera!
    Muito em breve o segundo exercício!
    Aguardem!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/08/2011

    orra muito massa os tutoriais e videos... Altos mortais massa esse psico muito fodão no mortal etc... Estou quase conseguindo mortal parado e depois pretendo faze o mortal chutado que é muito tzãoo =D intão agradeço ai a vc que encina altos...abraços
    E _mail: and3rs0n666@gmail.com psico manda seu msn pro meu mail pra da umas ajuda a +..flws'S

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10/29/2011

    muito bom mais faz um tutorial do aú agulha com mortal para tras vlw

    aguardo....

    ResponderExcluir
  5. psico como como eu perco meu medo quando eu vou cair em pe eu coloco as mão

    ResponderExcluir
  6. Oi Guilherme. Isso é um treino que só você pode fazer. É se concentrar em não colocar as mãos. Pensa um pouco nisso antes do salto e te concentra no final do movimento para não colocá-las. Eu quase sempre faço o movimento uma vez ou duas... se sinto que está tranquilo faço isso. Me concentro no detalhe que devo corrigir e executo o salto.
    Dá bons resultados.
    Mas às vezes não vai ser no primeiro e nem no segundo treino que você ai conseguir. Mas não desiste, que você consegue! ;)
    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Vilson_n4/21/2012

    Pooo tu arrebenta nos tutoriais, Psico passei tanto tempo vendo material gringo e mau sabia eu q tinha um Put* site q ajuda e muito a galera q tá aprendendo! Valew mesmo!

    ResponderExcluir
  8. PO~Vilson! Obrigadão!
    Espero que consiga seguir ajudando então! :)
    Obrigado mais uma vez!
    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9/16/2012

    gostei muito !!!

    ResponderExcluir
  10. Psico , como eu perco meu medo , sempre quando eu vo pular eu acabo pulando mas ao envés de eu segurar o joelho eu acabo colocando as mãos e jogando os pés para cima , POR FAVOR ME AJUDE ! :/

    ResponderExcluir
  11. deivisson.gomes@bol.com.br12/11/2012

    parabens pelo seu tranpo gostei d mais, vou ate voutar a treinar acompanhando suas dicas!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo4/07/2013

    Olá Alfredo Bermudez eu e meus amigos ficam tirando salton em um lucal com muita areia e um pneu de trator para dar impulso, sera que desta forma eu irei aprender algun saltos??

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir