25 de janeiro de 2010

BRINCANDO DE CAVALARIA

Tem uma brincadeira que aplico nas escolas de educação infantil que as crianças gostam muito, que é a brincadeira da cavalaria. Segue a descrição da brincadeira:

Primeiro conto uma história para os alunos, que a capoeira antigamente era proibida, que a polícia andava à cavalo, que os capoeiristas criaram um toque para avisar da chegada da polícia, etc. Em seguida explico a brincadeira:

Um dos alunos fica no canto da sala, que será a cavalaria. O professor estará com o resto dos alunos em roda, com 2 alunos jogando no centro, tocando o berimbau no ritmo de São Bento Grande. Quando o professor mudar o toque para cavalaria todos alunos fogem e o aluno q é a cavalaria deve tentar capturar um deles. A brincadeira retorna com os 2 alunos sendo a cavalaria. A brincadeira segue até todos serem pegos.

A brincadeira pode ter muitas variações. Ao invés de roda podem ser todos realizando um movimento ou muitas duplas jogando. A cavalaria pode ser apenas um aluno ou uma dupla...

No fim do semestre tive a idéia de confeccionar um cavalo de pau, para que a brincadeira fosse mais atrativa pra eles. Funcionou muito bem! Todos queriam ser a cavalaria para poder andar no cavalo!!

Modelo do cavalo confeccionado para a brincadeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário