24 de maio de 2013

Rolo de frente ou rolo de lado?

Essa dúvida surgiu através de uma conversa com o Igor Furtado, no facebook. A pergunta era qual rolamento era o melhor, pois no tutorial que havia feito (veja aqui o tutorial do rolo para frente) só mostrava o rolo passando por cima da cabeça.

Eis então minha resposta:


A escolha por um rolamento ou outro depende da aplicação do rolamento. Lutas como judô e jiu-jitsu utilizam rolamentos. Nas lutas o rolamento por cima do ombro, com o braço entrando para baixo do corpo, é o mais indicado.

Na ginástica e no circo o rolamento feito com as mãos paralelas, sendo feito passando por cima da cabeça (reto), é o mais eficaz.

Já no parkour, que não é nem luta e nem acrobacia usa-se os dois, sendo mais utilizado o rolamento por cima do ombro. Principalmente nas aterrissagens utiliza-se essa forma, para absorver melhor o impacto e evitar bater com as costas com muita força no chão.

Ah sim! O rolamento por cima do ombro é mais fácil para aprender, mas para utilizá-lo na aterrissagem de uma queda muito grande requer maior domínio e refinamento do movimento. Nos primórdios do parkour os praticantes realizavam os movimentos básicos à exaustão (tipo 200, 500 ou até 1.000 repetições), para aprimorar o movimento e adquirir resistência. Hoje em dia já não se faz mais (tanto) isso, mas repetir o movimento com certeza ajuda a ter um bom gesto motor.

Independente se o rolamento é por cima da cabeça ou por cima do ombro, não realizem o movimento apenas uma ou duas vezes achando que é o suficiente. Repetir até adquirir um bom domínio é um bom caminho para um progresso mais consistente e até mesmo mais rápido.

Muito em breve teremos novidades para os praticantes de parkour!

Abração galera!
Fiquem com Deus e bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário